Otimismo marca a abertura oficial da Expoacisa 2015

A abertura oficial da Expoacisa 2015, realizada na sexta-feira (27), foi marcada por otimismo e novidades. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, além de autoridades, organizadores, apoiadores, imprensa e comunidade. A abertura ainda teve um brinde festivo e a apresentação da Big Band UPF.

Para governador do Estado do RS, José Ivo Sartori, visitar a Expoacisa, é dar valor para a comunidade de Passo Fundo e toda a região. “Tenho certeza que uma boa organização de empreendedores se faz também com o exemplo que vocês dão de solidariedade, de participação efetiva na vida da comunidade, na construção de possibilidades e do aprendizado para ajudar aqueles que mais precisam, tanto do poder público, quanto dos empreendedores. Assim se faz uma comunidade, com uma visão de envolvimento. Todos os que participam da associação tem um papel preponderante e importante como atores de um grande processo”.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo destacou a consolidação da feira. “Estão participando dessa feira empresários corajosos, que compreenderam que neste momento de crise temos que olhar para frente, acreditar no futuro, ter otimismo, crença de que vamos vencer as dificuldades. O que está acontecendo aqui não é uma feira, é uma declaração coletiva de confiança no futuro dessa terra. É uma declaração de amor a esta cidade. É mais uma demonstração que todos dão de uma comunidade unida no enfrentamento dos desafios e das dificuldades”, frisou o prefeito.

O coordenador da 11ª Expoacisa, José Luís Turmina elogiou os empresários pela postura proativa perante a tão propagada crise. “Sabemos que a crise existe, mas temos que ter a maturidade de entender que ela é muito diferente para os diversos setores e os empresários de nossa cidade entenderam essa realidade aproveitando a crise para se reinventar. Em pouco tempo a crise passará assim como passou as anteriores. Crises são cíclicas e os líderes devem encará-las assim, aprendendo com elas, se fortalecendo e quem fizer seu papel melhor ganhará da concorrência nos anos seguintes. Assim se comporta os empresários de nossa cidade. Fiquei surpreso quando comecei os contatos dessa feira. Estávamos preparados para ouvir reclamações, mas fomos recebidos por empresários que acreditam e querem fazer diferente e estão fazendo”, garante.

Em seu pronunciamento, o presidente da Acisa, Marco Mattos ressaltou o otimismo de todos para a realização da Expoacisa. “A Acisa, como entidade agregadora dos setores produtivos é, efetivamente, uma fonte de energia para os empresários. É uma representação forte e que tem a legitimidade de ser porta voz do empresário. Os empresários confiaram nos seus potenciais, nas suas matrizes de trabalho, reinventaram-se em seus negócios e continuaram gerando emprego, renda e arrecadação. Nós acreditamos que é na soma de esforços que alcançamos os objetivos e vencemos as dificuldades”.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Big Band UPF e com um brinde festivo que simbolizou a abertura da Expoacisa.

Encontro de Entidades Empresariais

Na sexta-feira (27), à tarde, um encontro com entidades empresariais de Passo Fundo e região, promovido pela Acisa, definiu prioridades regionais para 2016. Participaram do encontro representantes da Acic Carazinho, Acic Casca, Acim Marau, Acisar Sarandi, Sincomércio Passo Fundo, Agad, Federacon e Federasul. Os participantes sugeriram algumas demandas e no final foram votadas três prioridades que visam alavancar o desenvolvimento regional. A primeira prioridade foi a ampliação e melhorias do aeroporto Lauro Kortz, em segundo, a priorização dos investimentos na ERS-324 e a outra demanda a ser defendida é a desburocratização e agilidade de licenciamentos. As prioridades foram inclusas em uma carta que foi entregue em mãos ao governador do Estado, José Ivo Sartori. O Encontro Regional de Entidades Empresariais foi mediado pelo jornalista Mateus Rodighero.

Visita de alunos

A Expoacisa 2015 recebeu na sexta-feira (27) a visita dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Antonino Xavier, que foram acompanhados das professoras Sandra Rosa e Lindamar de Andrade. Os estudantes visitaram a feira e conheceram um pouco do funcionamento das empresas. No final da visita, após ter carimbado o Passaporte Expoacisa, eles receberam um kit com materiais dos apoiadores da Expoacisa: Hospital São Vicente de Paulo, Universidade de Passo Fundo, Farmácias São João e Prefeitura de Passo Fundo.

Fotos: Daltro Mattos e Caroline Lima

Publicada em: 28/11/2015, por Assessoria de Imprensa Acisa