Parceria entre Prefeitura, Acisa e Senai qualificará cerca de mil trabalhadores

Oferecer qualificação profissional à comunidade, assim como contribuir para o fortalecimento do setor industrial do município são alguns dos objetivos do acordo firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo na manhã dessa segunda-feira, 28 de março. O ato de assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais aconteceu na sede da Acisa e contou com a presença de empresários e lideranças da cidade.

A proposta de qualificação prevê a capacitação de cerca de mil pessoas através de cursos que serão ministrados pelo Senai, com custos reduzidos em relação aos preços praticados comercialmente. Ao todo serão 50 turmas para cursos que abrangem diferentes segmentos do setor industrial, tais como metalmecânico, alimentação, confecção, entre outros, voltados para as pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho e para as que estão empregadas em pequenas, médias ou grandes empresas. Em contrapartida, o Senai disponibilizará 800 vagas para alunos da rede municipal em um trabalho que também incluirá cursos de informática e cursos básicos de qualificação.

Para o prefeito Luciano Azevedo a iniciativa demonstra a importância de gerar oportunidades de estudo e trabalho, o que resulta em emprego e renda. “Essa parceria foi traçada em dois olhares. Um sobre as pessoas que precisam de trabalho, pois para trabalhar é preciso estar qualificado e para isso tem que ter a possibilidade de se qualificar na área certa. E segundo, das empresas que precisam de mão de obra qualificada”, destacou.

Segundo o gerente de Operações do Senai Passo Fundo, Leandro Pinno, a parceria é um marco histórico. “Ao longo dos 24 anos em que o Senai atua no município é a primeira vez que temos uma parceria neste formato. As pessoas do município vão ser beneficiadas com essa iniciativa que só tem características de sucesso porque foi construída em várias mãos, com envolvimento da prefeitura, da Acisa e de entidades como o Senai”, ressaltou. O vice-presidente da Fiergs, Antônio Roso, afirmou que é preciso investir em educação. “É nessas iniciativas que vemos o futuro da cidade. Investir em educação é o que precisamos nesse momento para ajudar a resolver os problemas do nosso país. Nós temos estatísticas na Fiergs de que 80% das pessoas que passaram pelo Senai são investidores ou colaboradores importantes nas empresas”.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, a geração de emprego e renda contribui intensamente para o desenvolvimento do município. “Para que a cidade continue se desenvolvendo temos dois temas importantes. Primeiro precisamos aumentar a produtividade e, segundo, ter uma melhor qualificação profissional, pois só se aumenta a produtividade com profissionais qualificados. Esta e uma visão que impacta na cidade e no futuro”, frisou o secretário.

A ideia surgiu através de uma pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Acisa e o Senai, que identificou a demanda de cursos profissionalizantes para atender as necessidades das empresas do setor industrial do município. O presidente da Acisa, Marco Mattos, enfatizou a importância das pessoas colaborarem com questionários. “Peço para que todos nós sejamos propagadores da importância de respondermos os questionários, tanto os do poder público, quanto os que nós, entidades, apresentamos, porque é em cima da resposta dos senhores que muitas matrizes de gestão são construídas”, observou.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 28/03/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa