Evento Desafios das Cidades debate situação socioeconômica de Passo Fundo

De acordo com os dados apresentados, a situação da cidade é considerada intermediária

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo sediou, na manhã dessa sexta-feira, 29 de julho, o evento Desafios das Cidades. O encontro é o 12º de uma série que o movimento Agenda 2020 realiza desde março com os 50 maiores municípios do Rio Grande do Sul para debater suas particularidades, potencialidades e como podem se planejar para o futuro.

Durante o encontro foram apresentados índices do projeto Sinaleira 2020 que são levantados com base em dados oficiais e contextualizados, levando em consideração a situação da crise econômica que passam tanto o Estado como a União. “Com base nos dados da atual situação dos municípios é possível fazer um planejamento para o futuro”, afirmou o presidente do Conselho Superior da Agenda 2020, Humberto Busnello.

O projeto Sinaleira 2020 mostra 14 indicadores das cidades nas cores vermelho, amarelo e verde. A cor vermelha indica o que impede o Estado e o município de avançar e o que já deveria ter sido feito. No amarelo há o indicativo de áreas que merecem mais atenção. E o verde, por conseqüência, mostra onde há avanço e capacidade de seguir em frente.

De acordo com os números apontados pelo diretor executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer, a situação de Passo Fundo é considerada intermediária, ou seja, amarela na sinaleira, pois apresenta tanto destaques positivos como negativos. “Como pontos positivos, Passo Fundo possui o Ideb das séries iniciais do ensino fundamental, que está acima da meta do Ministério da Educação, e a disponibilidade de leitos hospitalares no município, que se encontra bem acima da meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde se somados leitos SUS e particulares”, salienta. Outros pontos como PIB e renda per capita do município também estão identificados na cor verde.

Um dos sinais vermelhos mostrados na pesquisa é o da taxa de homicídios, que teve considerável elevação, principalmente nos últimos três anos. “Hoje o índice de Passo Fundo é de 22,4 homicídios para cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde considera nível epidêmico acima de 10 mortes”, afirma o diretor executivo, ao salientar que, mesmo sendo elevados, os números de Passo Fundo ainda podem ser considerados bons, se comparados a municípios do mesmo porte, que geralmente possuem cerca de 30.

O presidente da Acisa, Marco Mattos avaliou o encontro da Agenda 2020. "Em síntese, esse evento foi muito positivo, pois os números que foram apresentados nos permitiram ter atenção com algumas ameaças que não são exclusivas apenas de Passo Fundo e isso requer de todos nós a multiplicação do conhecimento dessas informações" afirmou, ao destacar que "esse evento trouxe mais um desafio para a Acisa, o de criar a consciência comportamental e, principalmente, comprometer entidades e empresários com o crescimento”.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 29/07/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa