Presidente da Federasul palestra em reunião-almoço da Acisa

Entidade também recebeu lideranças da região para o Fórum Regional das ACIs

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo recebeu nessa quarta-feira, 31 de agosto, a presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite, que, juntamente com o vice-presidente de Integração da Federasul, Rodrigo Costa, fez a apresentação do projeto Movimento Empresarial. A atividade reuniu lideranças políticas e empresariais de Passo Fundo e região, que também debateram ações conjuntas, durante a manhã, no Fórum Regional das ACIs.

Conforme Simone Leite, o Movimento Empresarial consiste em uma ação criada pela Federasul, que busca motivar a participação da classe empresarial, modificando sua postura de simples expectador para protagonista das principais ações locais. “Queremos que cada um possa perceber que é preciso participar mais, interagir com a sua comunidade para que os resultados possam ser alcançados”, afirmou, ao salientar a importância da participação das lideranças empresariais de todo o Estado. “A força política do Estado está na capital, mas a geração de riqueza e a força produtiva vêm do interior. É por isso a nossa disposição de estar muito próximo da classe produtiva através das nossas lideranças empresariais, das entidades de classe que representamos, porque entendemos que precisamos ser protagonistas desse novo momento”.

O projeto também pretende apontar caminhos para superar o sufoco da classe produtiva. “Quando a gente tem infraestrutura precária, excesso de carga tributária, dificuldade para conseguir licença ambiental e Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), quando tem legislação trabalhista complicada e que só penaliza o empreendedor, percebemos que precisamos enfrentar essas pautas. E é por isso que propomos como projeto da nossa gestão, à frente da Federasul, o Movimento Empresarial”, ressaltou a presidente.

Simone Leite ainda falou sobre o atual período financeiro do Estado. “O Rio Grande do Sul vive um momento financeiro difícil, com uma instabilidade, e nós sabemos que não existe o desenvolvimento social sem que haja a geração de riqueza para sustentar esses projetos. E isso é feito através do desenvolvimento econômico, é preciso que se trabalhe, que se busque excelência para que nós tenhamos também uma retomada econômica no nosso estado”.

O presidente da Acisa, Marco Mattos, entregou a Simone Leite um troféu de reconhecimento pelo trabalho que tem exercido frente à Federasul e fez uma avaliação do encontro. “Para a Acisa hoje é um momento histórico porque nós conseguimos reunir as lideranças de Passo Fundo e região juntamente com a nossa líder em nível de Estado, que tem uma capacidade de representação extraordinária não apenas pelo cargo, mas por aquilo que ela efetivamente tem feito. Às vezes falar é mais fácil, mas quando se tem uma linguagem onde as palavras e as ações estão absolutamente sintonizadas, a gente se sente muito bem representado”.

Fórum Regional das ACIS

Durante a manhã, representantes das Associações Comerciais e Industriais das cidades de Carazinho, Erechim, Marau e Sarandi e da Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Rural de Passo Fundo, estiveram reunidos no Fórum Regional das ACIs. As lideranças discutiram as próximas ações a serem tomadas diante das principais demandas regionais, que foram escolhidas nos encontros anteriores. Entre as causas estão as obras do aeroporto Lauro Kortz, a desburocratização das licenças e a duplicação da ERS-324.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 31/08/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa