Diretor da UFFS fala da importância da instituição para Passo Fundo

Durante reunião-almoço da Acisa, Vanderlei Farias apresentou dados da universidade e o projeto do novo campus

O impacto econômico que a presença da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) traz a Passo Fundo, desde que se instalou na cidade, há três anos, foi tema de reunião-almoço da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, nessa terça-feira, 13 de setembro. A atividade contou com a presença de lideranças políticas e empresariais, de Passo Fundo e região, e profissionais da imprensa.

O diretor do Campus de Passo Fundo da UFFS, Vanderlei de Oliveira Farias, fez uma explanação de dados que visam abastecer futuros investimentos na cidade e contribuir para a oferta de oportunidades aos empresários de diversas áreas. “Passo Fundo é um polo atrator, é uma cidade diferenciada. Pessoas e empresas são atraídas para a cidade e quando se atrai pessoas, se atrai investimentos. A UFFS tem o papel de ser um potencializador dentro da cidade, pois possui ferramentas que atraem as pessoas”.

Conforme Vanderlei, a universidade, atualmente, tem 180 alunos do curso de Medicina. Cerca de 90% são egressos de escolas públicas. O mesmo percentual vale para alunos de fora da cidade, 44% são de outras cidades do Rio Grande do Sul e 46%, de outros estados. A UFFS possui mais de 40 docentes e 227 residentes médicos – 90% deles, também vindos de outras cidades. Segundo o diretor, o gasto mensal com alunos, docentes, servidores técnicos e médicos residentes chega a mais de R$ 1 milhão por mês.

Campus parque

Desde que foi instalada na cidade, a UFFS atua em uma área improvisada, localizada no Seminário Nossa Senhora Aparecida. A universidade aguarda a conclusão da construção da estrutura do campus, que será na área do antigo quartel, no centro da cidade.

De acordo com Vanderlei, a previsão é de que até março de 2018 todos os serviços da universidade estejam funcionando no novo local. A ideia é transformar o lugar em um campus parque. “A área do quartel é emblemática para a cidade e nós queremos manter a história do lugar. Faremos um restauro no prédio da frente e iremos constituir, dentro da área de cinco hectares, um local de apropriação das pessoas. Iremos construir um campus parque com áreas de lazer para que a comunidade possa ocupar e, lá dentro, tenha uma universidade”, explicou o diretor do campus, ao destacar a importância da área, que é centralizada, de fácil acesso, perto dos núcleos comerciais e de eixos da saúde.

Mais do que qualquer coisa, o grande capital que a UFFS traz a Passo Fundo é conhecimento, conforme ressaltou Vanderlei. “Não podemos deixar de dizer que o grande capital que trazemos à cidade é o conhecimento. A partir de 2019, 40 médicos estarão prontos para trabalhar. Cerca de cem residentes médicos são formados por ano. A nossa presença traz conhecimento, traz pesquisa, contribui para a cidade e representa uma oportunidade para todos os empresários, seja do comércio, imobiliárias ou outros setores”, salientou, ao afirmar que o planejamento é de, no futuro, ampliar o número de cursos oferecidos para dez.

O presidente da Acisa, Marco Mattos, agradeceu o diretor por ter aceitado o convite da Acisa e ter apresentado uma perspectiva de crescimento da universidade. “É muito importante estarmos reunidos, mostrando força e reconhecimento. As instituições de ensino têm trazido importância econômica para a cidade. Precisamos acolher esses investimentos, nos colocarmos como empreendedores e sabermos aproveitar essas oportunidades”, ressaltou Mattos. No final, o presidente entregou um troféu de reconhecimento ao diretor da UFFS.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 13/09/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa