Vice-governador apresenta Plano de Modernização do Estado na Acisa

Cairoli, que está percorrendo todo o interior do Estado para divulgar as medidas, falou da expectativa de aprovação do projeto e do apoio que o governo tem recebido (Foto: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa)

O vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, esteve na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, na noite desta terça-feira, 13 de dezembro, onde apresentou para empresários o conjunto de medidas de modernização do Rio Grande do Sul. O projeto, que tramita na Assembleia Legislativa em caráter emergencial, visa amenizar a crise econômica do Estado e deve ser votado até o dia 23 de dezembro.

Cairoli, que está percorrendo todo o interior do Estado para divulgar as medidas, falou da expectativa de aprovação do projeto e do apoio que o governo tem recebido. Uma pesquisa divulgada pelo governo do Estado esta semana apontou que 72% da sociedade gaúcha apoia o pacote proposto. O mesmo apoio também vem dos empresários e da comunidade que participa dos encontros. “Os empresários, mesmo sendo penalizados, são totalmente favoráveis, pois entendem que a situação está inviável”, afirma o vice-governador.

Segundo ele, o pacote de medidas tem efeito a curto prazo. “No momento em que se aprova na Assembleia, no mês seguinte já está valendo”, destaca, ao salientar que “o que estamos fazendo é um projeto de Estado e não uma proposta de governo”.

Para o presidente da Acisa, Marco Mattos, o encontro para debater as medidas “foi uma oportunidade muito importante para que nós pudéssemos ter renovada a consciência de que precisa haver uma mudança. As medidas são enérgicas, mas estamos convictos de que essas reformas são necessárias”. Após a apresentação da proposta, o intuito da Acisa e demais entidades de classe é manter o diálogo com os parlamentares para pedir apoio para aprovação do projeto.

Sobre o projeto

O conjunto de medidas proposto pelo governo do Estado busca reverter o cenário de déficits públicos sucessivos das últimas décadas. O projeto engloba quase 40 medidas que colocam em discussão o tamanho e a função do Estado e sugere como prioridades áreas como segurança, saúde, educação, infraestrutura (estradas) e área social. A reestruturação da máquina pública prevê a fusão de secretarias, a extinção ou a alteração de órgãos da administração indireta e a privatização ou federalização de companhias. Todas as informações sobre o Plano de Modernização do RS podem ser acessadas no site http://www.novoestado.rs.gov.br.

Publicada em: 14/12/16, por Assessoria de Imprensa Acisa