Edifício Palácio do Comércio ganha novo visual e acessibilidade

A reforma inclui rampa de acesso para cadeirantes, escadas e corrimãos adequados, que permitem que todas as pessoas possam acessar os serviços oferecidos no prédio com mais facilidade (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Buscando facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção, o Edifício Palácio do Comércio concluiu, nesta semana, as melhorias na parte externa do prédio. A reforma inclui rampa de acesso para cadeirantes, escadas e corrimãos adequados, que permitem que todas as pessoas possam acessar os serviços oferecidos no prédio com mais facilidade.

O edifício de cinco andares, localizado na Av. General Neto, 443, foi construído na década de 1970 e abriga mais de 15 salas comerciais, entre elas, entidades como a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), laboratório de análises clínicas, escritórios de contabilidade e advocacia, entre outros.

O presidente da Acisa, Marco Mattos, que também é síndico do prédio até o final de 2016, fala das melhorias realizadas. "Quero cumprimentar a todos os condôminos por terem participado das decisões e nos autorizado para que pudéssemos trazer as melhorias na acessibilidade. Dessa forma, conseguimos solucionar uma questão importante que melhorou não apenas o aspecto estético do prédio, mas também trouxe mais qualidade de vida pras pessoas que antes tinham dificuldades de acessar o edifício. Nós temos associados com deficiência e com certeza agora eles se sentem muito melhores, pois podem participar mais ativamente da associação", destaca, ao salientar outras melhorias que também foram feitas, como a reforma no telhado, a reestruturação no sistema de saneamento e pintura do prédio. "Preciso fazer um registro de agradecimento ao arquiteto Atílio Tramontini e sua equipe que fizeram esse moderno projeto, que a gente conseguiu apresentar pra comunidade".

Para o presidente da CDL e sub-síndico, Adriano Sonda, com a reforma, foram eliminados não só os obstáculos físicos existentes, mas foi iniciada uma nova relação de acolhimento a todos que visitam a CDL, o SCPC e as demais salas comerciais. "Acessibilidade é uma inclusão. Só isso já seria suficiente para entendermos da importância desta obra no edifício, pois não se concebia que um dos prédios comerciais mais antigos e importantes do centro da cidade ainda não era provido desta obrigatoriedade. Posso dizer que me sinto feliz e com o sentimento do dever cumprido em estar presidente da CDL e sub-síndico do prédio ao mesmo tempo  e neste momento em que a obra é entregue a toda comunidade que o frequenta", salienta.

Publicada em: 22/12/16, por Assessoria de Imprensa Acisa