Lideranças políticas e empresariais se mobilizam em prol do aeroporto

Comitiva esteve reunida com secretário dos Transportes (Foto: divulgação)

Uma comitiva formada por representantes do legislativo, executivo e entidades de classe de Passo Fundo e região voltou a se unir em prol do aeroporto Lauro Kortz. Na última segunda-feira, 30 de janeiro, as lideranças estiveram reunidas com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, para solicitar apoio na busca por novos voos e agilidade no processo de publicação do edital de licitação para a reforma do aeroporto.

A empresa Avianca anunciou, na semana passada, que vai deixar de operar entre Passo Fundo e São Paulo. Conforme a empresa, o trajeto será encerrado a partir de 11 de março, após a realização da Expodireto Cotrijal, que acontece até o dia 10, em Não-Me-Toque. “Reivindicamos a ele a necessidade de encontrarmos uma alternativa para a saída da Avianca. A conclusão de que ela saiu por estratégia empresarial, isso todos nós tivemos, só que precisamos encontrar uma alternativa, pois os voos tinham 75% dos seus assentos ocupados e o setor empresarial sofre muito com a ausência dessa logística de chegada até o aeroporto de Guarulhos”, afirma o vice-presidente de Serviços da Acisa, Marco Mattos.

Outra reivindicação feita ao secretário foi para que haja agilidade na reforma de ampliação do Lauro Kortz. “Pedimos apoio ao secretário para que os entraves burocráticos sejam desobstruídos para que possa ter o avanço necessário no aeroporto. Há um pleito para que nós tenhamos no máximo até o segundo semestre desse ano o início das obras, então para isso tem que sair o edital de licitação”, destaca.

O retorno do voo diário entre Passo Fundo e Porto Alegre, realizado pela Azul, também foi pauta da reunião. “Aproveitamos para fazer um pleito para que seja retomado o voo diário entre Passo Fundo e Porto Alegre, até porque dentro das negociações do passado, a redução do ICMS para patamares compatíveis com os demais estados, que aqui no RS era mais caro, foi em função do fortalecimento de seus voos regionais e entre eles estava o voo entre Passo Fundo e a Capital”, ressalta Mattos.

Conforme o vice-presidente de Serviços da Acisa, Marco Mattos, que participou da reunião representando a Acisa e as ACIs da região, o secretário Pedro Westphalen ficou sensibilizado com a força do movimento e se mostrou parceiro em buscar soluções para essas demandas.

Estiveram presentes no encontro lideranças da Associação Comercial e Industrial de Carazinho, do Sindicato Rural, da Brigada Militar, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, os prefeitos de Carazinho, Milton Schmitz e de Trindade do Sul, Odair Pelicioli, além dos deputados estaduais Gilmar Sossella, Juliano Roso, Gilberto Capoani, Vilmar Zanchin, e Sérgio Turra, os Vereadores Paulo Neckle, Patric Cavalcanti, Rafael Colussi, Eloí Costa, Alex Necker, Rudimar dos Santos, Fernando Rigon, Marcio Patussi, Mateus Wesp e Evandro Meirelles.

Encontro de ACIs

Na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, a Acisa realizou um encontro com representantes de associações comerciais e industriais da região, onde foram elaborados dois documentos para tratar desses assuntos. A “Carta das ACIs da região Norte do RS” será encaminhada a lideranças políticas para reforçar o pedido das melhorias e teve o apoio das ACIs de Passo Fundo, Marau, Sarandi, Carazinho, Erechim, Casca, Vila Maria, Getúlio Vargas e Rondinha.

Publicada em: 02/02/17, por Assessoria de Imprensa Acisa