Fóruns debatem produção, comercialização e políticas públicas do milho e do trigo

Pesquisadores, produtores rurais, autoridades e estudantes ligados à área do agronegócio estiveram reunidos nesta terça-feira, 18 de abril, para debater as cadeias produtivas das culturas do milho e do trigo. Realizados por meio de uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, Sindicato Rural de Passo Fundo, Canal Rural, Abramilho, Aprosmat e Apromilho-RS, os debates do Fórum Mais Milho e do Fórum do Trigo aconteceram no centro de eventos da Universidade de Passo Fundo.

As tendências de preço para o mercado do milho e como produzir mais com garantia de comercialização estiveram em discussão no Mais Milho, que aconteceu durante a manhã. Participaram do debate o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; o coordenador geral das Câmaras Setoriais do Rio Grande do Sul, Rodrigo Rizzo; o presidente da Apromilho, Cláudio de Jesus; o presidente da Aprosoja-RS, Luis Fernando Fucks; o analista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro; o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes; o vice-presidente da Abramilho, Glauber Silveira; e o presidente de honra da entidade, Alysson Paolinelli.

Para o engenheiro agrônomo e presidente da Acisa, Lamar Sakis, o evento é uma forma de provocar discussões acerca do mercado do milho e do trigo e de trazer alternativas para viabilizar a colocação das culturas no sistema de produção. “Ao conversar com os produtores, notamos, muitas vezes, uma dificuldade de discutir sobre isso, de incentivar o plantio e de voltar a ter o milho dentro do sistema de produção”, afirma, ao salientar que “quando se fala em rotação de culturas e da manutenção de um sistema chamado plantio direto, o milho é muito importante. É necessário mudar o quadro atual e é por isso que estamos aqui hoje debatendo com a área política e especialistas da área, condições relativas ao preço, logística e tributação dos grãos” explica.

À tarde, o evento abordou logística, políticas agrícolas, potencial produtivo, biotecnologia, economia e projeções para o mercado do trigo. Em seu pronunciamento, o presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Jair Dutra, destacou que a cultura do trigo foi o primeiro plantio comercial feito na região. Como representante dos produtores rurais, incentiva que eles façam o plantio do grão. “Sempre é importante lembrar que não podemos deixar nossos campos, nossas lavouras em pousio, é imprescindível que se faça o plantio de alguma coisa e o trigo, é uma cultura necessária. Às vezes não nos traz uma renda muito grande no momento em que se faz a colheita, mas depois quando se faz o plantio da soja é mais rentável aquela área em que foi plantado o trigo”, afirma.

Dividido em três painéis, o Fórum do Trigo discutiu os desafios para a evolução da cadeia tritícola, as estratégias para aumentar o potencial produtivo da cultura e as projeções no mercado do trigo. Participaram dos debates o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística Aprosoja, Edeon Vaz; o diretor de Irrigação do governo do Rio Grande do Sul, Gerson Herter; o presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamiltom Jardim; o pesquisador e engenheiro agrônomo, Dirceu Gassen; o gerente comercial da Biotrigo, Lorenzo Mattioni; o engenheiro agrônomo Juan Pablo Brichta; e o gerente da Gávilon, Thiago Milani.

Feira Internacional

A Acisa e o Sindicato Rural preparam a primeira edição da Finagro, feira internacional com foco no agronegócio, que acontecerá de 23 a 25 de abril de 2018, no Parque Wolmar Salton. Com o tema “Um olhar com tecnologia e inovação para o agronegócio”, a feira foi apresentada durante o evento, pelo vice-presidente de Serviços da Acisa, Marco Mattos, que será um dos coordenadores da Finagro 2018. “A Finagro trará ao produtor rural novidades e oportunidades de negócios em vários segmentos do agronegócio" salientou.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 19/04/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa