Café com Negócios debate a Lei da Terceirização

A palestra foi ministrada pela advogada trabalhista e doutora em Direito, Daniele Terribile (Foto: Caroline Lima/Acisa)

A manhã desta quinta-feira, 8 de maio, foi de palestra sobre a Lei da Terceirização, com a advogada trabalhista e doutora em Direito, Daniele Terribile. A atividade fez parte da terceira edição do Café com Negócios, evento promovido mensalmente pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e Sebrae RS.

Sancionada pelo presidente Michel Temer, em março, a Lei permite a contratação de funcionários terceirizados em todas as atividades das empresas. A palestrante fez uma análise técnica da lei, artigo por artigo, para que os empresários pudessem compreendê-la e saber se ela é viável ou não. “Nós não podemos sair criticando a terceirização e não podemos sair aplaudindo a terceirização sem conhecermos tecnicamente a lei. Os efeitos dessa mudança serão sentidos em longo prazo. Agora, como o empregador e o empresário vão se portar sem conhecer essa reforma é que é o problema. Cada um precisa conhecer a lei e ver se é viável ou não utilizá-la”, afirmou Daniele. A advogada também abordou a questão da diferença entre a regulamentação do trabalho temporário e do terceirizado, que, de acordo com ela, são situações distintas.

Durante o evento também foi apresentado o novo gerente regional do Sebrae, Cesar Nascimento. “Para mim é uma satisfação estar com vocês aqui hoje. Aceitei o convite do Sebrae para trabalhar aqui na região como gerente regional, justamente, por ser da região, por trabalhar com empreendedorismo, por gostar de ver a região desenvolvida, crescendo, se modificando, se desafiando e buscando sempre melhorar”, pontuou, ao destacar que “o Sebrae não mede esforços para ajudar as empresas. Para isso, precisamos conhecer as necessidades das empresas, quais são os desafios, os processos de entrada e saída de cada uma. Também precisamos de parceiros fortes para fazer isso, como nós estamos fazendo aqui hoje. Por último, precisamos ter conhecimento de como fazer isso, ou seja, ter uma gestão aplicada e eficiente e é isso que buscamos fazer”.

O presidente da Acisa, Lamas Sakis, ressaltou a importância de eventos como esse, que tratam de temas atualizados e de interesse da classe empresarial. “Temos a obrigação de trazer as informações para os empresários e convidar as pessoas que são bem informadas sobre esses assuntos para vir até aqui discutir e debater sobre eles. A terceirização é um assunto atual e estamos aqui pra ouvir e saber como funciona a lei, para que cada empresário tome a sua decisão de como contratar os seus colaboradores”.

Publicada em: 19/05/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa