Associação Pró-Cluster da Saúde inicia oficialmente as atividades

O objetivo da associação é fazer de Passo Fundo uma cidade protagonista em todos os segmentos da saúde, seja na pesquisa, na indústria ou nos serviços prestados (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Diariamente, milhares de pessoas que residem em cidades da região vêm até Passo Fundo à procura de serviços na área da saúde. O município, considerado polo na área, se destaca, seja pela atuação dos hospitais de referência existentes na cidade ou pelas instituições de ensino, que ofertam cursos voltados para o segmento, como Medicina, Odontologia, Enfermagem, entre outros.

Buscando fortalecer e promover a área da saúde do município, através da inovação, da qualificação e da modernização das empresas e organizações do setor, instituições da cidade se uniram para a criação da Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo. A abertura oficial dos trabalhos foi realizada nesta segunda-feira, 29 de maio, em um evento realizado na Acisa e que contou com a presença de representantes de organizações, empresas e entidades da área, comunidade e imprensa.

Entre as instituições participantes estão Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Hospital da Cidade de Passo Fundo, Hospital Prontoclínica, Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Hospital Ortopédico (HO), Universidade de Passo Fundo (UPF), IMED, FASURGS e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo.

Conforme o vice-presidente de Serviços da Acisa e diretor executivo da Associação Pró-Cluster da Saúde, a caminhada para criação do grupo teve início em 2015 com várias reuniões para entender a proposta que foi trazida pelos secretários municipais Luiz Artur Rosa Filho (Saúde) e Carlos Eduardo Lopes da Silva (Desenvolvimento Econômico). Segundo ele, o objetivo é fazer de Passo Fundo uma cidade protagonista em todos os segmentos da saúde, seja na pesquisa, na indústria ou nos serviços prestados. “Passo Fundo é consolidada como terceiro polo do Sul do país em saúde, pois então, que sejamos como um todo. E como empresários, protagonistas do crescimento, apresentamos um novo cenário da economia. Precisamos da participação de todos para fomentar o cluster e termos a nossa pujança”, afirmou.

O Prefeito Municipal de Passo Fundo, Luciano Azevedo destacou que Passo Fundo já é reconhecida em outros estados pelo serviço prestado na área da saúde e a implantação do Cluster vem a somar com o crescimento e desenvolvimento do setor.

Na oportunidade, representantes da Associação assinaram um contrato com a Produttare Consultoria, empresa que fará a assessoria, desenvolvendo o programa do Cluster, organizando de forma estruturada os atores de saúde já instalados na região e fomentando o desenvolvimento de startups, bem como a capacitação de novas empresas que desejam participar.

Foto: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 31/05/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa