Café com Negócios: Economista fala sobre cenários econômicos e a confiança do consumidor

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) promoveram na manhã desta quinta-feira, 20 de julho, mais uma edição do Café com Negócios. Neste mês, a atividade abordou o tema “Cenários econômicos e a confiança do consumidor”. A palestra foi ministrada pelo professor doutor Vitor Francisco Dalla Corte, economista e coordenador do Mestrado em Administração da IMED Business School, e contou com a presença de empresários e lideranças da cidade.

Durante a explanação, Vitor apresentou informações referentes à atual economia do país e um comparativo com a situação de Passo Fundo. Os dados são coletados a partir de pesquisas feitas pelo Centro de Estudos de Mercado e Consumo (CEMEC), da Imed. “A nossa abordagem sempre foi em termos de expectativas econômicas e como os consumidores percebem o que vem acontecendo de desempenho da economia e de outras situações que ocorrem”, explica. “O que nós identificamos, através dos dados, é que o passo-fundense, em si, é mais confiante na economia regional do que quando comparado à economia nacional. Isso traz boas perspectivas de negócios em todos os setores, pois um consumidor mais confiante consome mais serviços e bens associados a todas as atividades econômicas de forma geral”.

Segundo ele, a amostragem é coletada trimestralmente e disponibilizada de forma gratuita no site da instituição. “Entendemos que o material pode ser muito útil para a construção da gestão do dia a dia do empresário. Com isso, ele pode analisar se a confiança melhorou ou não. Inclusive, tem toda uma estratificação do perfil desse consumidor, que é a realidade aqui de Passo Fundo”, afirma. Os interessados em acessar os dados das pesquisas feitas pelo CEMEC, podem acessar o site www.imed.edu.br.

Sobre o Café com Negócios

O Café com Negócios é um encontro mensal gratuito promovido pela Acisa e Sebrae, que busca oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empresários, abordando assuntos de interesse da classe empresarial. O próximo acontecerá em agosto. A data e o tema serão divulgados em breve.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 20/07/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa