Prefeito Luciano Azevedo fala sobre o futuro de Passo Fundo em reunião-almoço da Acisa

Com o propósito de oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empresários e lideranças, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo realizou mais uma reunião-almoço, nesta terça-feira, 29 de agosto. Desta vez, a atividade, realizada no Clube Comercial, teve como palestrante o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, que fez um resgate histórico dos 160 anos da cidade e compartilhou com as mais de 180 pessoas presentes a sua visão otimista sobre o futuro do município.

Para o prefeito Luciano, Passo Fundo é muito maior do que a prefeitura, entidades, empresários e comunidade, é uma soma de todas as pessoas que vieram e que estão por vir. “Tenho falado muito sobre a gestão de Passo Fundo nos últimos tempos, o que tem nos dado muitos reconhecimentos em pesquisas, índices e prêmios que apontam as características de uma das melhores cidades para se viver. Hoje, escolhi falar sobre Passo Fundo e a expectativa otimista que tenho da cidade, trazendo muitas coisas que acontecem agora, quando vivemos um período de crise e recessão no Brasil”, destacou.

O prefeito mostrou um panorama das principais potencialidades e marcas do município. Conforme os dados apresentados, os investimentos em empresas locais fazem a cidade crescer o oferecer oportunidades. Passo Fundo foi considerada a melhor cidade para se investir em negócios no interior do RS, pela Revista Exame. Recentemente, a rede de farmácias São João investiu um valor superior a R$ 100 milhões em um novo Centro de Distribuição; a BSBios, com a licença de operação ampliada em 33%, aumentou de 216 milhões para 288 milhões de litros de biodiesel, em um recolhimento anual de mais de R$ 24 milhões em ICMS; a Italac investiu cerca de R$ 80 milhões na nova linha de produção de leite condensado; e a Biotrigo teve um acréscimo de 72% nos postos de trabalho em 2017. No Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), Passo Fundo está na 6ª posição entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) no Rio Grande do Sul, Passo Fundo é a 7ª maior economia.

Outros pontos destacados por ele e que contribuem para que a cidade seja reconhecida são saúde e educação.  Na saúde, atuando como principais referências, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital da Cidade (HC) somaram, juntos, em 2016, 1,4 milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 132 mil atendimentos de urgência e emergência. Em conjunto com o trabalho realizado pela rede municipal de saúde, a cidade conquistou o título de uma das melhores cidades brasileiras de porte médio em saúde pelo Prêmio da Revista IstoÉ.

Na educação, Passo Fundo também se destaca. São mais de 27 mil alunos nas unidades de ensino superior do município, como Universidade de Passo Fundo (UPF), IMED, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Paulo II, Ideau, Anhanguera, entre outros. O investimento em novas escolas, unidades de saúde e espaços públicos agregam ao cenário para que Passo Fundo seja parâmetro de uma cidade que cada vez mais desperta interesse de outros municípios que buscam exemplos, além de incentivar que a comunidade seja ativa e participante.

Pela Revista IstoÉ, Passo Fundo foi considerada a 5ª melhor cidade do Brasil entre municípios de porte médio e a 49ª melhor cidade do Brasil. "Temos muitas coisas que nos orgulham e nos enchem de esperança em relação ao futuro da cidade. Acreditamos no futuro e temos procurado fazer o melhor para que nossa cidade continue crescendo. Viva passo fundo, viva nossa terra querida!", finalizou Luciano.

Para o presidente da Acisa, Lamar Sakis, o encontro foi uma homenagem aos 160 anos de Passo Fundo. “Neste aniversário, nada mais justo do que termos aqui o prefeito falando sobre a cidade com este olhar otimista, que também é o da Acisa”, ressaltou. Ao final do evento, o presidente da entidade e a vice-presidente de Pequena Empresa, Luciana Tedesco, entregaram ao prefeito um mimo produzido pela Accialama.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 29/08/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa