Café com Negócios debate produção e mercado internacional de alimentos

A Acisa Passo Fundo e o Sebrae RS realizaram mais uma edição do Café com Negócios, na manhã desta quinta-feira (21). O encontro teve como palestrante o engenheiro agrônomo e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Luiz Ataides Jacobsen, que falou sobre “Produção e mercado internacional de alimentos: perspectivas e tendências”.

De acordo com ele, o consumo de alimentos tem crescido bastante há alguns anos, como é o caso da carne de frango no Brasil, que de 1995 pra cá teve um aumento de 165%, enquanto a população cresceu 30%. “Estamos consumindo muito mais. A disponibilidade de alimentos que temos no RS atende perfeitamente todas as necessidades do estado e tem um excedente que é destinado aos negócios em outros estados da federação e às exportações, como ocorre com a carne suína, a carne de frango, a soja e dentre outros vários produtos que o estado produz”, destacou o agrônomo.

Segundo o professor, o mercado de alimentos continua sendo importante e se constitui numa real oportunidade para o Brasil que é, atualmente, um dos maiores exportadores de alimento do mundo. “Hoje somos o maior exportador mundial de carne de frango e carne bovina. Apesar disso, só exportamos 20% do que produzimos, no caso da carne bovina, e em torno de 30% da carne de frango”, explica, ao ressaltar que “uma maior parte do que produzimos ainda é destinada ao mercado interno brasileiro, que com a população de mais de 200 milhões de habitantes, é fundamental”.

Outro aspecto que foi levantado durante o evento é a importância do crescimento da renda per capita dos países, como no sudeste asiático, por exemplo. “Em países como Indonésia, Malásia, que têm uma população grande, são 640 milhões de pessoas, a economia está crescendo e, normalmente, quando um país de renda média, baixa, começa a ter um crescimento econômico, isso se reverte em maior aquisição de alimento, se abre mais uma oportunidade para os produtos brasileiros, desde que, obviamente, tenhamos a qualidade exigida por esse tipo de consumidor”, observa.

Sobre a evolução do consumo de grãos no mundo, o professor destaca que a produção de milho, mesmo não sendo a principal opção dos produtores no RS, cresceu no Brasil, tornando o país o segundo maior exportador do grão. “Nós temos uma produção fantástica de milho no Centro-Oeste brasileiro. O país colheu agora mais de 90 milhões de toneladas do grão”. Conforme dados apresentados, de 1995 pra cá, o grão com maior consumo foi a soja, que teve um crescimento de 162%, e em seguida vem o milho, com 95%. “Esse aumento acontece por esses dois produtos formarem a base da ração pra produção animal, especialmente carne de frango e carne suína”, esclarece. “Um outro tipo de carne  que está tendo um crescimento grande, não tanto no brasil ainda, mas, principalmente, nos países da Ásia, é a aquicultura, cuja ração pra esses peixes é feita a base de soja e milho”, pontua.

Sobre o Café com Negócios

O Café com Negócios é um encontro mensal gratuito promovido pela Acisa e Sebrae, que busca oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empresários, abordando assuntos de interesse da classe empresarial. O próximo acontecerá em outubro. A data e o tema serão divulgados em breve.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicado em: 21/09/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa