Projeto do Cluster da Saúde de Passo Fundo avança mais uma etapa

Mais um passo foi dado com o objetivo de promover a área da saúde do município. Nesta quinta-feira (28), representantes das instituições que integram a Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo participaram de uma reunião-almoço para apresentação dos “Resultados do perfil da demanda e das capacidades dos atores do Cluster da Saúde de Passo Fundo”. A atividade, realizada na Acisa, integra uma das etapas do projeto que busca fortalecer a área da saúde do município, por meio da inovação, da qualificação e da modernização das empresas e organizações do setor.

Os dados explanados foram retirados de estatisticas e coletados pela empresa Produttare Consultoria, que presta o serviço à entidade, diretamente com as instituições participantes e apresentados pela consultora, Vivian Adami. Segundo ela, o diagnóstico completo está em processo de conclusão, mas com as informações até então levantadas foi possível observar que a cidade tem grande potencial para evoluir como cluster de saúde. “Essas informações servirão de base para o avanço do projeto e para a próxima etapa, que talvez seja a mais importante, que é o planejamento estratégico”, explica. “São as ações que serão feitas pra fortalecer as estruturas em termos de saúde que já existem na região e que a gente consiga aproveitar uma série de oportunidades que estão surgindo na área, relacionada, inclusive, com os trabalhos que estão sendo feitos a nível estadual, que é a questão do Cluster de Tecnologias de Saúde, ligado ao Medical Valley, na Alemanha”.

De acordo com a consultora, a cidade é muito forte no segmento de prestação de serviço em saúde. “Se a gente pensar em termos de cadeia produtiva, tudo que envolve a área da saúde, a parte de serviços é a central, é o coração dessa cadeia”, pontua Vivian, que acrescenta. “Passo Fundo é muito rica na questão de renda, tem pessoas com formação educacional também muito boa, população jovem bem capacitada, então temos vários elementos que vão ajudar a impulsionar todo esse processo, são características muito desejadas pra dinamizar a economia em termos da área da saúde”.

Para o vice-presidente de Serviços da Acisa e diretor executivo da Associação Pró-Cluster da Saúde, Marco Mattos, com a união do grupo, é possível evoluir em vários segmentos da área da saúde. “A apresentação desta etapa foi fundamental para conhecermos a realidade da cidade, sabermos o potencial que temos e perceber que precisamos ser mais proativos, pois estamos devagar para o potencial que temos para atingir”, ressalta. “A próxima etapa, que é o planejamento estratégico, é que vai definir as ações, então desde logo este setor já está convocado para vir discutir conosco, para que todos os atores da área da saúde o integrem e venham participar”.

Associação Pró-Cluster da Saúde

A Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo teve suas atividades iniciadas oficialmente em maio. Entre as instituições participantes estão Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Hospital da Cidade de Passo Fundo, Hospital Prontoclínica, Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Hospital Ortopédico (HO), Universidade de Passo Fundo (UPF), IMED, FASURGS e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo.

Conforme Marco Mattos, a caminhada para criação do grupo teve início em 2015 com várias reuniões para entender a proposta que foi trazida pelos secretários municipais Luiz Artur Rosa Filho (Saúde) e Carlos Eduardo Lopes da Silva (Desenvolvimento Econômico). Segundo ele, o objetivo é fazer de Passo Fundo uma cidade protagonista em todos os segmentos da saúde, seja na pesquisa, na indústria ou nos serviços prestados. “Passo Fundo é consolidada como terceiro polo do Sul do país em saúde, pois então, que sejamos como um todo. E como empresários, protagonistas do crescimento, apresentamos um novo cenário da economia. Precisamos da participação de todos para fomentar o cluster e termos a nossa pujança”, pontua.

Publicada em: 28/09/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa