Lançada campanha pela ampliação do aeroporto Lauro Kortz

A ideia é intensificar a mobilização coordenada pelas entidades locais

A ideia é intensificar a mobilização coordenada pelas entidades locais (Foto: Alex Borgman)

Com o projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz sendo encarado como prioridade para impulsionar o desenvolvimento regional, ocorreu nesta sexta-feira (06), o lançamento da campanha “Juntos pela Ampliação do Aeroporto”. A ideia é intensificar a mobilização coordenada pelas entidades locais. O anúncio foi realizado durante reunião-almoço com o deputado federal Alceu Moreira, em Passo Fundo.

Ainda no mês de agosto, o grupo pactuou um trabalho conjunto. Como resultado, foi elaborada uma carta aberta aos governos federal e estadual. Ficaram responsáveis pela pauta junto ao governo do Estado os deputados estaduais Juliano Roso e Gilberto Capoani e, junto ao governo federal, o deputado federal Alceu Moreira, como conta o prefeito Luciano Azevedo. “Esperamos as obras do aeroporto há muitos anos. Recentemente, chegamos à conclusão de que era preciso fazer uma ação organizada. Então, montamos um grupo para trabalhar unidos e definimos o deputado Alceu Moreira, que tem grande prestígio político, como força a nos representar em Brasília”, disse ele.

O Aeroporto Lauro Kortz, o terceiro do estado e o segundo do interior em termos de movimentação de passageiros, já recebeu cerca de 700 mil pessoas desde 2013. Para o deputado Alceu, é inegável a evolução e crescimento de Passo Fundo, cenário favorável que fez com que a obra do aeroporto do município fosse prioridade. “Na contingência de termos de escolher, optamos pelo aeroporto de Passo Fundo para investir, pela estratégia de desenvolvimento daqui. Daqui a nove dias deve sair a avaliação de toda a documentação que o governo do Estado entregou e está sendo analisada pela Secretaria Nacional de Aviação (SAC). Temos certeza que a análise será positiva. Depois disso, vai para licitação”, afirma o deputado.

Formam a comissão a Prefeitura da Passo Fundo, Câmara de Vereadores, deputados estaduais, Universidade de Passo Fundo (UPF), IMED, Acisa, CDL, Sindilojas, Sinduscon e Sindicato Rural.

Histórico
Passo Fundo está trabalhando na aproximação com o estado e a União, cumprindo todas as solicitações para se candidatar às verbas federais do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Exemplo disso é que o primeiro aeroporto da região sul do Brasil a entregar todos os documentos e cumprir todas as fases previstas no programa federal para se habilitar a ter condições de fazer o projeto foi o Aeroporto Lauro Kortz.

Todos os requisitos foram cumpridos, com apresentação desde pré-projeto, projeto de viabilidade, licença ambiental e uma série de outras informações. A partir de agora, a espera é de que os recursos federais sejam destinados via processo licitatório. A ideia é realizar ainda em 2017 a escolha da empresa que executará a obra por meio do governo do estado, que foi delegado pelo governo federal para executar os trâmites.

O projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.

Fonte: Prefeitura de Passo Fundo

Publicada em: 09/10/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa