Programa Empreender é apresentado a empresários de Passo Fundo

O encontro buscou apresentar aos empresários a metodologia do programa (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Mais de 30 empresários de diversos segmentos participaram, na noite desta terça-feira (10), da palestra de sensibilização para implantar núcleos do Programa Empreender. O programa é uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, e realizado no Estado por meio da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e das associação comerciais e industriais de cada cidade. No caso de Passo Fundo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa).

O encontro buscou apresentar aos empresários a metodologia do programa, que consiste em um conjunto de ações com o objetivo de desenvolver e fortalecer micro e pequenas empresas por meio de núcleos setoriais. A Acisa tem o objetivo de iniciar os trabalhos com dois núcleos: o da Mulher Empreendedora e o Multisetorial. “Infelizmente, por muito tempo, o programa esteve parado em nosso Estado. Hoje, o RS tem em torno de 70 núcleos setoriais apenas, enquanto SC tem 572. Isso é uma diferença na economia, no desenvolvimento, na qualidade dos empresários”, pontuou Tamara Pereira, Coordenadora Estadual do Empreender na Federasul. “O Empreender é uma ferramenta muito forte de desenvolvimento. Ele desenvolve empresários, lideranças e, consequentemente, a economia das cidades”, ressaltou.

A consultora empresarial Roberta Monteiro, que irá coordenar os trabalhos do programa em Passo Fundo, fez uma apresentação de como funciona na prática o Empreender. Segundo ela, o programa é, basicamente, uma consultoria em grupo a longo prazo. “São empresas que se unem para buscar soluções diferenciadas com o objetivo de se fortificar e se tornar mais competitivas no mercado. Os encontros serão mensais, sempre na Acisa. Pegaremos as principais demandas em comum e faremos um plano de ação para cada demanda”, explicou a consultora, ao salientar. “As empresas conseguem se fortalecem de uma maneira muito grande. Isso resulta em um diferencial que reflete até a maneira de como o empreendedor se comporta no dia a dia dele”.

De acordo com o presidente da Acisa, Lamar Sakis, Passo Fundo tem um potencial muito grande para realizar o Programa Empreender. “Com esse programa, queremos colocar em prática o que a missão da Acisa propõe, que é o desenvolvimento das empresas locais. Com isso, teremos melhor qualificação, desenvolvimento, o que é sempre importante para o crescimento de cada um”, disse Lamar.

A participação no programa não tem custo aos empresários. Conforme Roberta, a ideia é em, no máximo, quinze dias, realizar a primeira reunião de trabalho. Os empresários que não participaram do encontro, mas que têm interesse de fazer parte do programa podem entrar em contato com a Acisa pelo telefone (54) 3311-1300 ou e-mail secretaria@acisa.org.br.

Publicada em: 11/10/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa