Acisa planeja ações do Empreender para 2018

Leia o artigo: “Sim o ano já começou, então é hora de planejar!”

Com o principal objetivo de desenvolver empreendedores por meio de ações conjuntas, o Núcleo Multisetorial da Acisa, realizou no dia 31 de janeiro a reunião de planejamento de ações para o primeiro trimestre de 2018, observando que estas ações partiram das demandas colocadas pelos nucleados, com posterior análise e organização de ações que pudessem ser executadas a curto prazo. Todo o trabalho desde o levantamento das demandas até a formação completa do plano de ação é desenvolvido pelos nucleados em consenso. O projeto conta com a consultoria de um profissional que desempenha a função de moderar reuniões, auxiliando os empreendedores a encontrar as respostas para suas necessidades.

A metodologia utilizada para formação do plano é do 5W2h tendo o seguinte guia de plano:

• · O que? O que o grupo pretende, exemplo: trocar experiências
  • · Por que? São as demandas levantadas, exemplo: agregar conhecimento de práticas sobre prospecção de cliente.
  • · Quem? Neste item se coloca os envolvidos na ação, se apenas os nucleados ou tem outros envolvidos, como entidades de ensino, convidados e outros.
  • · Quando? São as datas para realização da ações.
  • · Como? É a descrição da ação, por exemplo: debate de troca de experiências sobre o tema prospecção de cliente com as seguintes perguntas norteadora; o que eu fiz que deu certo, o que eu fiz que deu errado, que método eu utilizo.
  • · Quanto? Se tiver algum custo, neste caso todas as ações a serem realizadas não terão custos adicionais para os nucleados.

O Núcleo Multisetorial conta com empresas do ramo de preparo de alimentos, consultoria da área de recursos humanos, consultoria ambiental, corretora de seguros, corretora de imóveis, serviços de saúde e outros. Toda esta diversidade é um ponto forte, pois as necessidades individuais, se concentraram em sua maioria nos mesmo pontos e desta forma a troca entre o grupo de experiências, ideias e contatos se torna enriquecedora.

O Programa Empreender é uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, e realizado no estado por meio da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e das associações comerciais e industriais de cada município. Os trabalhos são desenvolvidos por meio de núcleos, e em Passo Fundo foi Implantado pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo desde outubro de 2017.

Publicada em: 02/02/2018