Lançado edital de licitação para ampliação do aeroporto de Passo Fundo

Esse novo passo é considerado uma vitória coletiva de todos que uniram força em Passo Fundo e região

O ato de lançamento aconteceu na Universidade de Passo Fundo, com a presença de autoridades políticas e lideranças empresariais do município (Foto: Caroline Lima/AI Acisa)

O governador José Ivo Sartori autorizou o edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo e a obra de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz. O ato de lançamento aconteceu nessa sexta-feira (22), na Universidade de Passo Fundo, com a presença de autoridades políticas e lideranças empresariais do município.

Esse novo passo é considerado uma vitória coletiva. “Agradecemos ao governador José Ivo Sartori, pela decisão dele que temos a autorização da obra do aeroporto e estamos aqui vivendo este momento. Passo Fundo se orgulhará e lembrará do dia de hoje por muitos anos. Esta batalha que parecia perdida foi conquistada porque paramos de agir isoladamente e constituímos um grupo de trabalho que foi de grande importância para que esse dia chegasse”, destacou Luciano, que também agradeceu as entidades envolvidas e os deputados estaduais Juliano Roso, Gilberto Capoani e Pedro Westphalen, que foi secretário dos Transportes do Estado, além do deputado federal Alceu Moreira, que ajudou na articulação junto ao governo federal.

Os serviços, orçados em R$ 55 milhões, são considerados prioridade para o desenvolvimento da aviação regional. Os recursos – oriundos do orçamento da União, com contrapartida do Estado – estão garantidos em um termo de cooperação firmado no final de 2017.

O início da qualificação da aviação regional foi ressaltado pelo governador Sartori. “Acredito que nunca falou solidariedade e trabalho integrado do nosso governo com a Prefeitura de Passo Fundo. Este é um momento de esperança e construção de um novo futuro. Estamos mais próximos do sonho dessa comunidade, de ter um aeroporto à altura de Passo Fundo e região. Fiz questão de estar aqui porque é uma celebração coletiva, uma conquista que foi alcançada porque temos união”, afirmou.

A Acisa Passo Fundo está entre as entidades de classe que sempre batalharam pelas melhorias no aeroporto. O presidente da associação, Evandro Silva, disse que essa é uma conquista de todos, já que a modernização do aeroporto é considerada essencial para o desenvolvimento da aviação regional. "Este é um dia de comemoração, pois sempre estivemos presentes nas mobilizações e reivindicações pela ampliação do local. Essa é uma conquista coletiva, de todos que usufruem do serviço e das lideranças de Passo Fundo, que não mediram esforços para se mobilizar em prol das melhorias no aeroporto", destacou.

Como será a licitação?
A licitação será por regime diferenciado de contratação (RDC). A empresa ou consórcio que vencer o certame ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos e a execução das obras. Os serviços incluem a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens.

O projeto
A reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.

O salto de qualidade traz a possibilidade de mais companhias demonstrarem interesse pelo aeroporto. A nova Seção contra Incêndio também aumenta o nível de segurança e faz com que grandes companhias tenham condições de trabalhar aqui, ligando Passo Fundo a novos lugares.

*Texto com informações da Ascom da Prefeitura de Passo Fundo

Publicada em: 25/06/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa