Consulta Popular: população elege videomonitoramento como prioridade

Passo Fundo se mobilizou e a cidade conseguiu se classificar para receber recursos

A população de Passo Fundo se mobilizou e a cidade conseguiu se classificar para receber os recursos da Consulta Popular. A eleição das prioridades aconteceu entre os dias 26 de 29 de junho e os resultados foram divulgados nesta terça-feira (3). A prioridade que recebeu o maior número de votos foi a da Segurança Pública, para a implantação de videomonitoramento.

Neste ano, a Consulta Popular teve recorde de votação. Foram computados cerca de 795 mil votos em todo o Estado durante os quatro dias de pleito, o maior número registrado em quatro anos. Ao todo, foram escolhidos 111 projetos nas 28 regiões dos Coredes que representam todos os municípios gaúchos.

O Corede Produção, que conta com 21 municípios de abrangência, e tem Passo Fundo como sede, alcançou o número de 19.695 voto e conseguiu aprovar dois programas: o primeiro relacionado à segurança pública, para instalação de videomonitoramento e cercamento eletrônico e o segundo, na área da agricultura, para manejo e conservação do solo.

O município de Passo Fundo obteve 4.116 votos. Há dois anos consecutivos a cidade não conseguia o número mínimo de votação para conseguir eleger alguma das prioridades. A Acisa Passo Fundo mobilizou os associados e a comunidade para que votassem no projeto de videomonitoramento para receber os recursos para a continuidade do Projeto Guardião. "É com bastante alegria que a região de Passo Fundo conseguiu neste ano eleger as suas prioridades e ter acesso a esse recurso. O projeto de videomonitoramento é uma das nossas prioridades já que, em parceria com a prefeitura, pretendemos dar bastante ênfase e fazer com que os índices de violência baixem drasticamente no município", destaca o vice-presidente de Comércio da Acisa, Marco Silva, que representa a entidade no Corede Produção.

Neste ano, o governo do Estado definiu verbas de R$ 80 milhões para os projetos. A área que teve mais votos da população foi a Segurança Pública, com projetos que visam ao reaparelhamento dos órgãos da segurança e cercamento eletrônico, resultando em mais de R$ 26 milhões.

A Consulta Popular
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da comunidade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Publicada em: 04/07/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa