8 dicas para usar na hora de montar o seu currículo

Confira orientações importantes para montar um currículo que irá se destacar e aumentar suas chances de ser chamado para a entrevista de emprego

O currículo é a porta de entrada para uma entrevista de emprego, certo? Sabemos que não existe um modelo perfeito, porém, talvez você nem imagina, mas o seu já pode ter sido descartado de alguma seleção por causa da aparência ou pelo excesso ou falta de informações apresentadas.

Pensando nisso, a Acisa Talentos preparou algumas dicas para ajudar você a montar o seu currículo de uma maneira simples, no entanto, com as informações necessárias para chamar a atenção do recrutador. Bora conferir?

1. Simplicidade é o melhor caminho

O primeiro passo é buscar um equilíbrio: nem detalhes em excesso, nem informação de menos. Seja breve, claro e, ao mesmo tempo, abrangente. Tente colocar as informações em, no máximo, duas páginas. Usar a objetividade é o primeiro passo. Informações bem estruturadas ajudam a capturar de imediato o olho do seu futuro empregador.

2. Comece pelos dados pessoais

Coloque somente as principais informações. O título do seu currículo deve ser o seu nome. Evite escrever a palavra “currículo”. As informações mais relevantes são: nome completo, número de telefone, e-mail, endereço (rua, número da casa, bairro, cidade), estado civil e data de nascimento.

3. Especifique uma área de atuação

Aqui você deve colocar a área de interesse e não o cargo pretendido. Esse item facilita a vida de quem vai ler o currículo e, por isso, deve vir após a identificação pessoal.

4. Descreva sua formação

Neste item descreva a sua escolaridade ou formação acadêmica. Comece citando da mais recente para a mais antiga. Além do nome do curso, é preciso colocar o nome da instituição e o ano de conclusão.

5. Cite a experiência profissional

Essa é considerada a parte mais importante do currículo. Comece pelo último emprego, mencionando o nome da empresa, o período em que trabalhou nela, o cargo e cite as funções realizadas (pode ser em itens, de forma resumida).

6. Mencione outras atividades

Caso você tenha feito cursos rápidos de aperfeiçoamento, coloque-os neste item. Inclua os mais relevantes. Cursos de idiomas também podem ser colocados neste item.

7. Foto é opcional

A foto só é necessária se for exigida pela empresa, caso contrário, não precisa ser utilizada. Em caso de usar a foto, opte por uma de boa aparência, de preferência, 3x4.

8. Observe o formato e cuide a linguagem

Seja prático e objetivo. Não tenha medo de parecer comum. Faça seu currículo usando o tamanho A4 e utilize fontes com pouca diferença de tamanho nos títulos e textos. Cuidado com o português! Depois de pronto, revise o seu currículo para ver se as palavras estão escritas corretamente. Se tiver dúvidas, consulte-as em algum dicionário online.

--> Baixe aqui um modelo de currículo e preencha-o com suas informações.

Publicado em: 05/07/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa