Professor da UPF apresenta o programa UniverCidade Educadora para diretores da Acisa

Por meio de projetos de pesquisa e extensão, programa visa transformar os municípios em cidades inteligentes

Roberto Rabello apresentou o programa aos diretores da Acisa (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Os diretores da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo receberam, nesta quarta-feira (10), o professor do curso de Ciência da Computação e do Mestrado em Computação Aplicada, da Universidade de Passo Fundo (UPF), Roberto Rabello, que fez uma apresentação do programa UniverCidade Educadora, a fim de firmar uma parceria com a entidade para auxílio na realização dos projetos e pesquisas.

Segundo ele, o programa tem três projetos de extensão em desenvolvimento, entre eles, o chamado Cidades Inteligentes, que busca pensar e desenvolver soluções para as cidades, sempre voltadas para a sustentabilidade, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. “Temos vários projetos na UPF que estão alinhados com esse tema, então estamos buscando estender isso para além das fronteiras da universidade, ou seja, que não fique encapsulado somente lá dentro, mas, sim, que tenham uma interação maior com a cidade e com as entidades, por isso viemos buscar a parceria da Acisa”, explicou.

Os projetos são desenvolvidos pelos cursos de tecnologias da informação da UPF, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil e Elétrica. “São várias as áreas que contemplam o conceito cidades inteligentes. Quanto mais áreas estiverem envolvidas, melhor, pois potencializa cada vez mais nosso projeto”, afirma.

O presidente da Acisa, Evandro Silva, disse que a atividade é de grande importância para o município, pois é necessário desenvolver ações que diminuam os impactos ambientais, ofereçam mobilidade urbana e garantam mais acessibilidade para toda a população. “Com certeza a Acisa será parceira desse projeto e esperamos contribuir com nossas ideias e demandas para termos uma cidade cada vez melhor para se viver e investir”, destaca.

Publicada em: 10/10/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa