Acisa completa 98 anos de fundação

Há quase um século, trabalho da entidade é voltado para o desenvolvimento das empresas do município

Ações promovidas pela entidade incluem feiras e exposições, cursos, palestras e programas de apoio ao empresário (Foto: Caroline Lima/Arquivo/Acisa)

Incentivar o empreendedorismo, apoiar o crescimento das empresas e o desenvolvimento de Passo Fundo são alguns dos propósitos da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), que completa 98 anos de fundação nesta sexta-feira, 25 de janeiro. A entidade quase centenária atua com foco no associativismo como forma de defender os interesses dos seus mais de 300 associados. Além disso, exerce a função de interlocutora entre os empresários do município e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representa-os na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e em dezenas de conselhos e comissões de organizações públicas.

Para o presidente da Acisa, Evandro Silva, há muito a comemorar com as ações que foram desenvolvidas ao longo dos anos pelas dezenas de pessoas que passaram pela entidade. "Agradecemos a todos que fizeram parte da Acisa e deram sua contribuição, cada um no seu tempo e com suas demandas da época. A entidade sempre esteve presente nas causas dos empresários, nas lutas e conquistas do município", pontuou. "Nosso desafio é nos reinventarmos e nos adaptarmos sempre. Em especial esse ano, estamos focados em buscar as pequenas empresas, pois temos convicção da sua importância na geração de emprego e renda e nosso papel é contribuir com elas em qualificação, treinamento, informação, sempre buscando solucionar seus anseios e necessidades", ressalta Evandro.

A entidade
A associação foi fundada em 1921, porém, a nomenclatura Acisa surgiu em março de 1998 da união de três entidades: Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Passo Fundo (Cicasp), Centro das Indústrias da Região do Planalto (Cirp) e Associação Comercial de Passo Fundo. Ao longo dos anos, 45 empresários presidiram a entidade, incluindo o fundador, Gabriel Bastos, e o atual presidente, Evandro Silva.

Na defesa de melhorias
Desde o início de suas atividades a Acisa defende melhorias em vários segmentos que visam impulsionar a produção das empresas do município e região, como a ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz, a duplicação de rodovias regionais, além da redução da carga tributária e da desburocratização. Outra ação liderada pela entidade foi a criação e implantação do Projeto Guardião, que já está com a primeira etapa em funcionamento na cidade e conta atualmente com 58 novas câmeras de videomonitoramento que buscam reforçar a segurança e reduzir os índices de criminalidade do município.

Oportunidades para alavancar os negócios

Como forma de estimular e oportunizar bons negócios, a Acisa também realiza feiras e exposições. Na década de 1990 foi a realizadora da Efrica, feira que reuniu milhares de pessoas no Parque Wolmar Salton em oito edições. Há 14 anos, a entidade promove a Feira do Imóvel de Passo Fundo, em parceria com a Caixa Econômica Federal, e a Expoacisa, que reúne empresas de todos os tamanhos e segmentos produtivos no salão de eventos do Bourbon Shopping.

Serviços oferecidos

Para auxiliar no desenvolvimento das empresas, empresários e seus colaboradores, a Acisa realiza cursos, palestras e também oferece o serviço gratuito de recrutamento e seleção por meio do Programa Acisa Talentos.  Recentemente, ainda passou a realizar o Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial, que tem o objetivo de desenvolver , valorizar e premiar ações práticas de gestão socioambiental nas empresas.

Publicada em: 24/01/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa