Fertisystem® Group entra para o seleto grupo de empresas de tecnologia no exigente e criterioso Instituto Europeu de Patentes

Desenvolver tecnologia para atender plenamente as demandas e os requisitos de promover baixíssimas e minuciosas dosagens, com precisão e uniformidade, foi o grande propósito do FertiSystem® Group. Desenvolver, aprovar e unir inúmeros requisitos técnicos de dosagem e deposição de fertilizantes, de acordo com as demandas prescritas pelas indústrias de alta tecnologia de os fertilizantes especiais, conhecidos como fertilizantes inteligentes, em inúmeros países.

Iniciaram-se assim, parcerias e alianças estratégicas, em 2014, para o desenvolvimento do equipamento para dosagens de 15 a 80 Kg/ha, desde os laboratórios da empresa, passando pelas experimentações a campo e avaliações constantes de performance do sistema de dosagem e registros agronômicos para comparativos econômicos e de produtividade a campo.

Foram considerados também fatores em relação a sustentabilidade e os efeitos provocados no solo (microbiológicos), sementes e plantas, gerando relatórios e comprovando efetivos benefícios com considerável aumento de produtividade, compatíveis com as dosagens recomendadas. Houve supressão de operações de logística como alta redução de paradas para reabastecimentos e o aumento da autonomia de plantio, proporcionado também novas configurações de elementos sulcadores de solos em plantadoras, com a realização do plantio direto invisível com mínimo revolvimento do solo, entre outros. O trabalho intenso foi realizado pelos setores de Engenharia e P&D da empresa, sendo testados em inúmeros experimentos, desde 2014 nas culturas de soja, milho e trigo, tendo como base as áreas próprias do NTF (Núcleo Tecnológico Fertisystem®), em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul - Brasil.

Dosador para fertilizantes FertiSystem® ITS 5000 (Foto: Divulgação/FertiSystem)

Considerando a grande abrangência e atuação mundial das empresas parceiras detentoras das tecnologias de geração dos fertilizantes especiais, o FertiSystem® Group iniciou em 2014 a busca pela proteção tecnológica em diversos países. “Para nossa satisfação, recebemos do Instituto Europeu de Patentes a aprovação da patente do sistema em tempo recorde, em decorrência da alta relevância tecnológica em relação a baixa dosificação e também a importante consideração do conceito sustentável, em associação a chamada economia verde, que coloca a empresa, pela excelência em que trata o assunto da sustentabilidade e preservação do solo e das águas, em conformidade com as características dos produtos e seus conceitos, com propósitos claros voltados a baixa emissão de carbono, a eficiência no uso dos recursos e os seus impactos sustentáveis e tecnológicos para a agricultura mundial. Dessa forma, o sistema FertiSystem® consolidou-se mais uma vez no mercado mundial com o novo dosador para fertilizantes FertiSystem® ITS 5000 - Dosagem Inteligente de fertilizantes para o plantio de alto rendimento”, relata o diretor presidente do grupo Evandro Martins.

 

Publicada em: 01/02/2019