Projeto Guardião terá 87 novas câmeras de videomonitoramento

Ação busca aumentar a segurança da comunidade através do uso da tecnologia

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, anunciou na tarde desta quinta-feira (04) o maior investimento já feito pela Prefeitura em Segurança Pública. Mais de 80 novas câmeras de videomonitoramento serão instaladas no município. Elas juntam-se às 58 que foram adquiridas pela iniciativa privada e que estão em operação desde o fim do ano passado. Durante a cerimônia, realizada no Quartel do 3ºRPMon da Brigada Militar, foi assinada a ordem de serviço para a ampliação do sistema de videomonitoramento, ação que busca aumentar a segurança da comunidade através do uso da tecnologia. A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) esteve representada na solenidade pelo presidente Evandro Silva e pelo vice-presidente de Relações Institucionais da entidade e presidente do Comitê Gestor do Projeto Guardião, José Luís Turmina.

A cerimônia aconteceu no Quartel do 3ºRPMon da Brigada Militar (Foto: Mateus Miotto/Rádio Uirapuru)

Com os novos equipamentos, que começarão a ser instalados na próxima semana, haverá um reposicionamento, de forma estratégica, da cobertura em ruas e avenidas do município, através de câmeras de monitoramento giratórias e fixas, e câmeras OCR. O sistema permite a filmagem em todos os pontos de forma fixa, garantindo a imagem e a leitura de placas de veículos nos pontos com o OCR e possibilitando aos órgãos de segurança pública constatar em tempo real a situação do veículo.

A ampliação, segundo Luciano, representa um grande esforço do município em contribuir para que a população tenha mais segurança. A decisão de investir na ampliação do sistema se deu, segundo Luciano, porque embora não seja responsabilidade prioritária do município o investimento em segurança, a administração não se omitiu e se viu sensibilizada pelo serviço prestado pelas pessoas que todos os dias estão trabalhando nestes órgãos. Ele anunciou ainda que a Prefeitura irá iniciar o processo para aquisição de um novo equipamento para ampliar o armazenamento das imagens captadas pelas câmeras.

Ao todo serão disponibilizadas 87 novas câmeras, que somam-se às 58 já existentes. O investimento está sendo feito com verba própria da Prefeitura de Passo Fundo, no valor aproximado de R$ 500 mil. Para o coronel Ricardo Alex Hofmann, comandante do CRPO Planalto, que falou representando os órgãos de segurança, o dia foi especial: “há muitos anos sonhávamos com uma sala de videomonitoramento e a instalação de câmeras e é o que estamos fazendo aqui hoje”. O coronel ressaltou ainda o esforço da administração pública, na pessoa do prefeito Luciano Azevedo, que tomou a decisão de investir no setor da segurança.

José Luís Turmina, vice-presidente de Relações Institucionais da Acisa e presidente do Comitê Gestor do Projeto Guardião, ressaltou a importância do investimento realizado pela Prefeitura. “É um valor alto, R$ 500 mil, e mostra que foi feita uma escolha pela segurança. Essa é uma escolha que sim, vale a pena”, destacou ele, lembrando que agora Passo Fundo vai contar com cerca de 150 câmeras instaladas em locais estratégicos. No final de 2018, a Acisa e demais entidades de classe do município entregaram à Brigada Militar as primeiras 58 câmeras do projeto.

Os 87 novos equipamentos somam-se às 58 câmeras adquiridas pela iniciativa privada e instaladas no final do ano passado (Foto: Alex Borgmann)

A instalação das novas câmeras de videomonitoramento será um grande auxílio para os órgãos de Segurança Pública, ajudando especialmente na elucidação das ocorrências atendidas pela Polícia Civil. Além disso, através das imagens, que ficam salvas no sistema por até 30 dias, auxiliará também no serviço de prevenção realizado pela Brigada Militar. Entretanto, o principal ponto a ser ressaltado pela ampliação da cobertura por câmeras é que a comunidade terá 24 horas diárias de vigilância eletrônica realizada na sala de monitoramento da BM.

O Sistema de Videomonitoramento está sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon, e conta com espelhamento na Polícia Civil, onde foram instalados monitores na Delegacia de Furtos e Roubos (Defrec).

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Passo Fundo

Publicada em: 04/04/2019, por Assessoria de Imprensa Acisa