Acisa sedia palestra voltada para empresas familiares

(foto: Lavínia Fritzen/ Assessoria de Imprensa Acisa)

Nesta terça-feira (9), a Acisa Passo Fundo foi palco da divulgação da 3ª edição da Pesquisa Retratos de Família, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a KPMG. O principal objetivo da pesquisa foi identificar práticas de governança e mapear desejos, expectativas e planos dentro do contexto de uma empresa familiar de pequeno, médio ou grande porte.

A partir de uma palestra ministrada pelo professor da FDC, Volnei Garcia, foram apresentados os dados adquiridos com a participação de 217 empresas familiares. Estes demonstram que dentre os fatores para o sucesso, uma boa governança é a base para a longevidade.

Muitas companhias vêm observando benefícios em obter um Conselho de Administração. Hoje, 42% já tem algum conselho administrativo funcionando e 20% possuem um Conselho Consultivo, que atua praticamente nos mesmos assuntos. Outro dado apresentado pelo palestrante foi que 48% da famílias não tem planejamento sucessório, outros 20% já estão preparadas, o restante possuem algo mais estruturado.

Além disso, 80% dos membros dos conselhos administrativos destas empresas são pessoas da própria família. Entretanto, Volnei afirma que esta realidade possa ser diferente nos próximos anos. “Acredito que a tendência é que membros externos devam aumentar ao longo do tempo”.