Empresários e representantes do agronegócio pedem melhorias nas estradas do interior

Grupo propôs ao poder público que a manutenção das estradas seja feita por uma empresa terceirizada

Representantes de entidades, produtores rurais e empresários ligados ao agronegócio estiveram reunidos com o prefeito Luciano Azevedo e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, do Interior, Antônio Bortolotti, e de Obras, João Antônio Bordin, na manhã desta quarta-feira (10). Durante o encontro, a comitiva solicitou uma atenção especial do poder público para as más condições e a falta de manutenção adequada das estradas do interior do município.

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo esteve representada pela diretora de agronegócio, Fabiana Venzon. De acordo com ela, os representantes do setor estão cientes de todos os entraves que impedem a resolução desse problema, mas acreditam que uma solução pode e deve ser construída. “Levamos um documento com algumas considerações e a sugestão de construirmos em conjunto uma solução que, no nosso entendimento, é a terceirização da manutenção das estradas por uma empresa uma especializada”, explica Fabiana.

Encontro aconteceu no gabinete do prefeito Luciano Azevedo

O documento entregue ressalta a importância e a força do agronegócio para o desenvolvimento econômico de Passo Fundo e também apresenta as dificuldades enfrentadas por quem precisa utilizar as estradas da área rural. “Em meio a tantos desafios, temos uma dificuldade grande com logística, pois as estradas do interior, que são imprescindíveis para fazer com que o leite, a soja, os cereais, aves, suínos, as máquinas e demais produtos e insumos cheguem às indústrias da cidade, não têm recebido a devida atenção para que possam dar condições de trafegabilidade e segurança, tanto no transporte de produtos, como no de pessoas, incluindo o escolar”, frisa um trecho do documento.

Segundo Fabiana, o grupo sugeriu duas datas que são imprescindíveis as manutenções: os meses de outubro e fevereiro, épocas que antecedem o período de safra. “No momento que forem feitas estradas estruturadas com todas as camadas, alargamento e tudo que tiver que fazer, depois disso a prefeitura consegue dar conta da manutenção, até porque vai reduzir muito a necessidade de manutenção”, pontua a diretora da Acisa.

Conforme destacou, a sugestão foi bem aceita pela prefeitura. “Saímos de lá com uma nova agenda para o dia 22 de agosto, quando o poder público deve nos dar uma resposta sobre como poderá ser feita essa terceirização da manutenção das estradas”, disse Fabiana. Representando os diversos segmentos do agronegócio do município, assinaram o documento integrantes da Acisa, do Sindicato Rural de Passo Fundo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, da Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul, das empresas Cotrijal, Agrosonnora, Grupo SLC e os produtores rurais individuais Rafael Taufer, Ana Carolina Zanatta, Erny Lago, Artur Simões e João Pedro Tagliari.

Publicada em: 11/07/2019, por Assessoria de Imprensa Acisa