Desenvolvimento regional é tema de encontro promovido pela Acisa

O Fórum Político reuniu autoridades e representantes regionais no Clube Comercial, na quinta-feira (26)

Destaque como polo regional em desenvolvimento, saúde e educação, além de ser referência no Estado, Passo Fundo sediou o “Fórum Político - Desenvolvimento Regional 2020-2040”, promovido pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa). O evento contou com a presença de autoridades regionais e representantes políticos de todo Estado. O Fórum Político abordou e debateu os principais pilares a serem desenvolvidos para o crescimento, de forma sustentável, de toda região, entre 2020 e 2040.

Os painelistas, Vice-prefeito de Passo Fundo João Pedro Nunes, Prefeito de Nova Alvorada Luciano Maronezi, Vice-Prefeito de Carazinho Fernando Santana, Deputado Estadual Sérgio Turra, Deputado Estadual Dirceu Franciscon, Deputado Estadual Gilberto Capoani e Deputado Estadual Vilmar Zanchin, mediados pela jornalista Zulmara Colussi, destacaram o crescimento de Passo Fundo e da região nos últimos anos, reforçaram a importância da união das ACIs para o desenvolvimento das cidades, falaram sobre as dificuldades financeiras do Estado e frisaram que acreditam na soma de esforços para resultados positivos.

Segundo o presidente da Acisa, Evandro Silva, o papel da entidade é defender os interesses dos empresários, viabilizando os anseios da comunidade local e regional, buscando cada vez mais o desenvolvimento. “O Fórum Político foi o primeiro passo que estamos dando para um planejamento a logo prazo, unindo agentes públicos, entidades, instituições, pessoas físicas e privadas que têm em comum o mesmo pensamento, o desenvolvimento”, destacou.

Ainda, segundo Silva, a intenção do encontro foi despertar o senso comum de crescimento em conjunto. “A partir desse primeiro passo, desencadearemos várias ações, como outras regiões que já executam, com sucesso, projetos como o ‘Terra Roxa’ de Maringá, e daremos continuidade para a construção de um Master Plan, onde teremos um projeto de desenvolvimento comum construído por várias mãos”, salientou o presidente da Acisa.

Fórum Federasul
Após o Fórum Político, as lideranças regionais representantes de entidades políticas e setoriais elaboraram em consenso a relação das dez oportunidades de crescimento para as regiões da Produção, Norte, Fronteira Noroeste, Médio e Algo Uruguai, Alto Jacuí/Botucaraí, durante o Fórum Federasul “O Rio Grande em Transformação”. As oportunidades identificadas focam na segurança, na infraestrutura e na vocação para o turismo, como alternativa econômica. Um dos itens demandados pela região é a ligação entre os municípios de Três Palmeiras, Entre Rios, Cruzaltense e Campinas do Sul, assim como a ligação asfáltica entre Ametista e Frederico Westphalen. Incluíram também a necessidade de monitoramento da região, através de câmeras de vídeo com dinheiro privado.