Acisa Passo Fundo comemora 99 anos de fundação

Há quase um século entidade trabalha focada no desenvolvimento da classe empresarial do município

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo completa, neste sábado (25), 99 anos de história. Desde a fundação, em 1921, a associação contribui para o desenvolvimento dos setores da economia do município, por meio dos serviços que disponibiliza aos associados, dos eventos que promove e do compromisso em defender os interesses da classe empresarial.

Presidente da Acisa, Evandro Silva

Para o presidente da Acisa, Evandro Silva, é importante valorizar todas as pessoas que passaram pela entidade. "Muitas pessoas fizeram parte da Acisa e deram sua contribuição, cada uma no seu tempo e com suas demandas da época. A entidade sempre esteve presente nas causas dos empresários, nas lutas e conquistas do município", afirma, ao destacar. “Hoje fazemos a gestão para a comunidade dentro da nossa realidade atual. Ajustamos a Acisa para esse período, para trabalharmos de acordo com o momento que a cidade, o estado e o país estão passando”, ressalta.

Com o passar dos anos, a Acisa tem fortalecido a ideia de que precisa se envolver com questões políticas, de maneira apartidária, afim de buscar soluções para algum problema. “Somos um agente político e buscamos nos relacionar com todas as pessoas que possuem algum cargo, independente do partido político, seja na prefeitura, com vereadores, deputados, entre outros”, explica Evandro. “Essa relação começou a ser construída nas outras gestões para chegar na maturidade de hoje, de podermos afirmar que somos apartidários para tentar buscar soluções ou envolvimento, pelo menos, com os problemas dos associados e da comunidade”, pontua o presidente.

Novo capítulo

Prestes a completar um século, a Acisa escreveu um novo capítulo na sua história: a aquisição de uma nova sede, mais ampla e moderna, que aloca seu setor administrativo, seus núcleos setoriais, bem como a locação de salas para empresas parceiras. “Em 2019 fizemos uma transição que achávamos que era necessária: sairmos de uma sede ao qual ficamos muito tempo e que foi muito produtivo para a entidade, para adquirirmos um novo espaço que atendesse as nossas necessidades do momento”, afirma Evandro Silva.

Segundo ele, se em 2019 as ações da entidade estiveram mais voltadas para questões internas, em 2020 muitas atividades estão sendo projetadas para beneficiar os associados e a comunidade. “Acreditamos que o conhecimento é a chave para o desenvolvimento dos empresários e das organizações, então as pessoas podem aguardar que muitas novidades estão sendo preparadas e virão ao longo desse ano”, comemora o presidente da Acisa.

Serviços oferecidos

Para auxiliar no desenvolvimento das empresas, empresários e seus colaboradores, a associação possui o Programa Acisa Qualifica, que oferece cursos, palestras e workshops. Outro programa desenvolvido é o Acisa Talentos, que auxilia os empresários no recrutamento e seleção de novos colaboradores e oferece oportunidades para quem busca um espaço no mercado de trabalho. A entidade também criou o Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial, que tem o objetivo de desenvolver, valorizar e premiar ações práticas de gestão socioambiental nas empresas. Entre as ações voltadas para a comunidade de modo geral, está o Projeto Guardião, sistema de videomonitoramento de alta tecnologia, que visa reforçar a segurança da cidade e garantir mais qualidade de vida à população. Para conhecer todos os serviços disponibilizados pela Acisa, acesse a aba "serviços".

Publicada em: 25/01/2019, por Assessoria de Imprensa Acisa