A importância da consultoria trabalhista preventiva para a saúde financeira das empresas

A maioria das empresas vêm passando por uma série de crises nas finanças, no departamento de recursos humanos, nos relacionamentos interpessoais, enfim, se antes da pandemia do coronavírus já estava difícil, depois ficou ainda pior, principalmente para aquelas que não estavam preparadas para enfrentar um período de tão grave turbulência.

Um dos setores em que as empresas precisam mudar a concepção é a parte trabalhista. Um processo custa muito caro. Evitar os processos é mais viável porque o empresário paga para um consultor um valor, infinitamente, menor na comparação com os valores gastos em processos judiciais que são lentos, burocráticos e caros.

Por isso, se ocorrer uma análise minuciosa dos documentos, realizando um trabalho conjunto com o setor de pessoal, bem como dos processos judiciais sofridos, da realidade fática (contato com as pessoas que trabalham na empresa, incluindo os empregados) esse caminho é viável. Além disso, com o desenvolvimento de uma cultura organizacional em que todos são beneficiados e, ao final, a implementação de um plano de melhoria

Desta forma, os empresários precisam mudar a mentalidade, com a implementação destas soluções extrajudiciais para evitar passivos trabalhistas gigantescos que em muitos casos, inviabilizam o funcionamento das empresas.

Publicado por: Luís Gustavo Longo, Advogado Especialista em Direito Tributário e Trabalhista

26 de maio de 2020