Acisa realiza debate virtual sobre mediação de conflitos, nesta quinta-feira (2)

Transmissão ao vivo ocorrerá na página da associação no Facebook, a partir das 19h
A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo tem realizado uma série de debates, com temas de interesse dos empresários, que visa ajudá-los a enfrentar este período atípico que estamos vivendo. Nesta quinta-feira, 2 de julho, o assunto da vez é "A mediação de conflitos para as empresas em tempos da Covid-19". O debate será transmitido ao vivo na página da associação no Facebook (www.facebook.com/acisapassofundo), a partir das 19h. Os convidados são o Prof. Dr. Mauro Gaglietti, cientista político e mediador, a Profa. Dra. Thaise Grazziotin, advogada e mediadora judicial, e o Prof. Dr. Marcelino Meleu, advogado e mediador. A mediação do debate será feita pelo presidente da Acisa, Evandro Silva.
O que é mediação de conflitos?
Os serviços de mediação, conciliação, negociação e arbitragem no âmbito privado (extrajudicial) têm o objetivo de evitar o colapso do Poder Judiciário, que tende a receber milhões de Ações Judiciais neste período de pandemia. Conforme o  Prof. Dr. Mauro Gaglietti, no Judiciário, uma discussão típica, envolvendo contratos empresariais, levaria vários e vários anos para chegar a uma solução, além de envolver um custo de transação muito alto para as partes, sem uma definição rápida para os negócios.
Já o método extrajudicial no âmbito privado é muito usado em outros países por ser mais rápido (questão de semanas), mais barato, sigiloso, criterioso, imparcial, eficiente e eficaz. "O emprego da mediação extrajudicial e/ou da arbitragem para solução de conflitos é fundamental para as assessorias jurídicas das empresas, que precisam se preparar para conhecer e debater como usá-las, sobretudo, neste momento de crise sanitária e econômica", afirma. "Durante a live vamos esclarecer e mostrar como se pode direcionar os conflitos e problemas para esse método,  em vez de ajuizar demandas em um judiciário já congestionado e que tem a tendência de piorar", destaca Gaglietti.

SERVIÇO:
O quê? Live com o tema: A mediação de conflitos para as empresas em tempos da Covid-19
Quando? Quinta-feira, 2 de julho, às 19h
Onde? Na página da Acisa no Facebook (www.facebook.com/acisapassofundo)
Publicada em: 01/07/2020, por Assessoria de Imprensa Acisa