Acisa é parceria da campanha de descarte consciente de luvas e máscaras

Visando evitar o descarte irregular de máscaras e luvas potencialmente contaminadas pelo novo coronavírus, o Rotary Club de Passo Fundo lançou um projeto para conscientizar a população passo-fundense. Em parceria com a empresa Plastimarau, foram confeccionados uma primeira leva de 20 mil sacos de lixo para o descarte apropriado de luvas e máscaras utilizadas no combate à Covid-19. Os sacos são vermelhos, identificados com as informações do projeto e disponibilizados à população em pontos estratégicos, como canteiros de obras, farmácias e supermercados.

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo é apoiadora desta campanha. Segundo a coordenadora do Núcleo Ambiental da Acisa, Manoela Cielo, o descarte inadequado destes materiais, além de gerar um problema ambiental e sanitário, também dificulta o trabalho dos recicladores nas cooperativas, visto que em contato com materiais recicláveis, máscaras e luvas os contaminam, obrigando que se aguarde até três dias para o manuseio seguro. "O correto é descartar esses materiais no lixo do banheiro, que é não-reciclável (rejeito)", afirma.

Sacos vermelhos foram confeccionados para o descarte de luvas e máscaras usadas (Foto: Divulgação)

Na última semana, a presidente da Fenace e diretora da Cinbalagens, Sandra Rodriguês, realizou a entrega de algumas sacolas ao CRPO Planalto, ao 3° BP Choque e às empresas Agrometa Comércio de Produtos Agrícolas, Comércio de Sementes e Insumos Agrícolas KMJ e Produtécnica Comércio Representações. A campanha também conta com o apoio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Saúde de Passo Fundo e Rotary Club de Marau. A campanha foi inspirada em uma ação semelhante realizada na cidade de Pelotas.

Publicada em: 06/07/2020, por Assessoria de Imprensa Acisa