Presidente da Acisa participa de reunião virtual do Observatório Regional da Saúde

O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo participou de uma reunião virtual do Observatório Regional da Saúde, nesta terça-feira (25). O grupo é composto por prefeitos e profissionais da saúde dos municípios que integram a região de Passo Fundo no plano de distanciamento controlado do RS e foi responsável pela elaboração do Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento da Covid-19 para a macrorregião Norte do Estado.

De acordo com o presidente da Acisa, Evandro Silva, as entidades empresariais estão desenvolvendo uma campanha em conjunto que visa conscientizar as pessoas através dos empresários. "Dados do plano estruturado mostram que a taxa de contaminação nas atividades produtivas é muito baixa. Os empresários estão conscientes e fazendo a sua parte em seus estabelecimentos. O problema é a falta de cuidado das pessoas depois do horário de trabalho, que está prejudicando muito o controle do vírus. Então a nossa intenção é ter um diálogo com os donos de negócios para eles repercutirem com seus colaboradores, estendendo para a família e sua relações pessoais e, assim, haver a conscientização de todos", afirma Evandro.

Sobre o Plano Estruturado de Prevenção da Covid-19

O documento foi aprovado no dia 15 de agosto quando os prefeitos que integram a região reuniram-se virtualmente para votação do plano estruturado, onde ficou definido que os municípios adotarão protocolos referentes à bandeira laranja. Esta possibilidade foi garantida através de decreto estadual, onde as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados. A decisão foi embasada em estudo técnico e pareceres elaborados por profissionais da saúde da região através do Observatório Regional da Saúde, evidenciadas por meio de critérios epidemiológicos e sanitários, contendo, ainda, planilhas comparativas com os protocolos do estado, observando as peculiaridades locais.

Publicada em: 26/08/2020, por Assessoria de Imprensa Acisa