Passo Fundo se prepara para integrar a ‘Semana Lixo Zero’

Campanha busca incentivar a doação de materiais recicláveis e alimentos não perecíveis para as famílias de recicladores do município

Cada vez mais se reconhece que ações sustentáveis são essenciais para minimizar os impactos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável. Buscando contribuir e oferecer soluções para a destinação correta dos resíduos gerados, Passo Fundo integrará pela primeira vez a Semana Lixo Zero, que acontecerá de 23 de outubro a 01 de novembro. A ação é desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e coordenada no município pelo Projeto Lixo Zero Passo Fundo, que está no seu primeiro ano de atuação na cidade.

O foco da campanha no município será a Semana Lixo Zero Cooperada, que busca incentivar as empresas, colaboradores e parceiros a fazerem doações de materiais recicláveis e alimentos que beneficiarão as cooperativas de reciclagem do município, a margem mais vulnerável do setor. “Atualmente, Passo Fundo conta com quatro cooperativas de reciclagem e 90 cooperados, que reciclavam, aproximadamente, 120 toneladas de resíduos recicláveis por mês. Porém, com o início da pandemia, a produção mensal caiu pela metade, em torno de 60 toneladas. Como a renda deles depende diretamente da venda desses materiais, o impacto para as cooperativas foi significativo”, explica a bióloga Manoela Cielo, diretora da área ambiental da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e embaixadora do Lixo Zero Passo Fundo.

Atualmente, todo o lixo gerado em Passo Fundo é transportado para um aterro sanitário no município de Victor Graeff. São cerca de 150 caminhões de lixo que saem da cidade por mês, o equivalente a cinco por dia. “Mas com a contribuição da população esses números poderiam cair pela metade. Por isso, estamos pedindo o engajamento das pessoas e empresas. Quanto menos enviarmos resíduos para aterros, mais estaremos contribuindo para a economia circular, aumentar a renda de muitos trabalhadores que dependem do resíduo para o sustento de suas famílias, além de estarmos retirando menos recursos da natureza, deixando um legado mais positivo para as próximas gerações”, destaca Manoela.

Como participar?

As empresas interessadas em participar da Semana Lixo Zero devem preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/CWtjwZTdSnTXvRid9 até o dia 13 de outubro. As organizações envolvidas participarão de uma campanha de arrecadação de resíduos recicláveis (preferencialmente, latas de alumínio, papelão e garrafas PET) e alimentos não perecíveis, que serão destinados às cooperativas COAMA, AREVI e COOTRAEMPO. A meta é arrecadar 1kg de recicláveis e 1kg de alimento por funcionário de cada empresa participante. Mais informações pelo e-mail lixozeropassofundo@gmail.com ou fone (54) 98132-5141.

Publicada em: 25/09/2020, por Assessoria de Imprensa Acisa