Governador autoriza início das obras de ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz

Obras com investimento de R$ 45 milhões são aguardadas há décadas pela população da região - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A última sexta-feira, 6 de novembro, foi um dia histórico para os moradores de Passo Fundo. O governador Eduardo Leite esteve no município para autorizar o início das obras de ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz, que será o segundo maior do Estado. Uma conquista de todos que aguardavam pela obra há mais de 20 anos. A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo sempre esteve à frente da luta pelas melhorias e não mediu esforços, ao longo dos anos, para que a obra se tornasse realidade.

O investimento de R$ 45 milhões foi garantido, em sua maioria, pelo governo federal. São R$ 43,7 milhões via Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e R$ 1,3 milhão de contrapartida do governo do Estado.

"Fiz questão de só vir aqui a Passo Fundo quando as máquinas já estivessem trabalhando, e é isso que estamos celebrando, o início das obras. Todo esse investimento dará melhor condição de funcionamento ao aeroporto, de acordo com o perfil econômico da região. A região ganhará, a longo prazo, um aeroporto, e a curto prazo, a movimentação da economia pela obra, com geração de 200 empregos indiretos e de 100 diretos”, disse o governador.

Pavimentação, drenagem e sinalização

Com a obra, a estimativa é de que o terminal atenda cerca de 300 mil passageiros por ano até 2030 - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O consórcio Traçado-Engelétrica, responsável pelo projeto e pela execução da obra, tem 12 meses, a partir da ordem de início, para encerrar os trabalhos. Oito meses serão destinados às obras de pavimentação, drenagem e sinalização. A estimativa é de que o terminal atenda cerca de 300 mil passageiros por ano até 2030, com possibilidade de operação de aeronaves de grande porte. A capacidade mensal varia entre 25 mil e 30 mil passageiros.

Entre as melhorias, estão a reconstrução da pista, implantação de faixas de pista e áreas de segurança nas cabeceiras, sistema de drenagem, pátio de aeronaves, novo terminal de passageiros e edificações acessórias com mais de 2 mil metros quadrados. Também constam no projeto a construção de estacionamento de veículos e via de acesso, novo sistema de balizamento luminoso e equipamentos e auxílios à navegação aérea, que permitirão a operação por instrumento (IFR).

“Hoje, trazemos de volta a esperança que muitos já davam como perdida aqui para a região. Com o início dessa obra, o governo do Estado possibilita não apenas a aviação regional, proporcionando a Passo Fundo e ao RS os voos regionais, mas fazendo com que a região possa trazer novos investimentos e atrair empreendedores”, afirmou o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Uma vez que as obras envolvem a reforma da pista de pouso e decolagem, o aeroporto ficará interditado por 120 dias a partir de 11 de janeiro de 2021. O governo do Estado está em tratativas para transferir os voos que seriam realizados no aeroporto de Passo Fundo para o aeroporto de Santo Ângelo.

“Essa é a obra que pode transformar a região, trazendo mais desenvolvimento e mais emprego. Agradeço a todos que contribuíram para que a obra seja iniciada”, disse o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, Evandro Silva, esta é uma conquista que irá promover o desenvolvimento de toda a região. “A ampliação e melhoria do aeroporto era uma luta de muitos anos, buscada por muitas pessoas, entidades e políticos, que se envolveram até chegarmos a esse ponto de comemorar essa conquista do início das obras. A Acisa também se sente vitoriosa, pois participamos de inúmeras ações em conjunto com o poder público, buscando soluções para nosso aeroporto ao longo dos últimos anos”, destaca Evandro.

De acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), o Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a iniciar obras de aviação regional com o uso do sistema BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção. É uma forma de criar digitalmente um modelo virtual da construção, sendo este um suporte ao projeto durante as etapas da obra.

Histórico

• O contrato com a consórcio Traçado-Engelétrica, responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras, foi assinado no final de 2018.
  • As obras deveriam ser sido iniciadas no segundo semestre de 2019. Devido a um impasse em relação à proposta de recuperação da pista de pouso e decolagem, o projeto precisou ser revisado.
  • Em setembro de 2019, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou o investimento de R$ 88 milhões para a ampliação e modernização dos aeroportos de Passo Fundo e de Santo Ângelo. O Lauro Kortz recebeu R$ 43,7 milhões.
  • Em junho de 2020, o consórcio Traçado-Engelétrica confirmou ao governo do Estado que finalizaria o projeto básico e realizaria as obras de qualificação do aeroporto Lauro Kortz.
  • A ordem de início para as obras de ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz foi dada nesta sexta-feira (6/11).

Fonte: Governo do Estado do RS

Publicada em: 09/11/2020, por Assessoria de Imprensa Acisa