Acisa Passo Fundo lança manifesto contra o aumento de impostos para 2021

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo se manifesta contrária ao projeto enviado pelo Governo do Estado do RS à Assembleia Legislativa que prevê o aumento da carga tributária. O documento da associação se baseia no posicionamento da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), emitido dia 02 de dezembro, sobre o PL 246/2020.

Conforme um trecho da nota da Federasul, “o PL 246/2020 é a repaginada versão do PL 184, retirado sem sequer ser exposto a votação pelo risco de derrota, porém este novo texto solicita a prorrogação por mais quatro anos das alíquotas majoradas do ICMS, imposto que incide sobre todas as classes sociais, sobre contas de luz, de celular, sobre combustíveis e bens de consumo, propõe também  a redução da faixa de isenção do SIMPLES dos atuais R$ 360 mil/ano para R$ 180 mil/ano e aumento das alíquotas, ainda  ampliação do IPVA para carros velhos de até 30 anos, onerando prestadores de serviços que lutam para sobreviver com as restrições da pandemia, entre outras medidas que impactam negativamente a sociedade gaúcha”.

A Acisa Passo Fundo destaca que “a classe produtiva é um dos setores mais impactados com o excesso de impostos, pois afasta potenciais empresas e investidores do Rio Grande do Sul e impacta na quebra de empresas gaúchas, com perdas de empregos e migração de jovens talentos para outros estados em busca de oportunidades. Tais modificações oneram ainda mais os empresários gaúchos que lutam dia a dia pela sobrevivência de suas empresas com o objetivo de vê-las crescerem e, assim, contribuírem efetivamente para o desenvolvimento do Estado”.

Confira o posicionamento da Acisa:

A diretoria da ACISA - Associação Comercial Industrial de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo se manifesta contrária ao aumento da tributação estadual, o PL 246/2020. A classe produtiva é um dos setores mais impactados com o excesso de impostos, pois afasta potenciais empresas e investidores do Rio Grande do Sul e impacta na quebra de empresas gaúchas, com perdas de empregos e migração de jovens talentos para outros estados em busca de oportunidades. Tais modificações oneram ainda mais os empresários gaúchos que lutam dia a dia pela sobrevivência de suas empresas com o objetivo de vê-las crescerem e, assim, contribuírem efetivamente para o desenvolvimento do Estado.  Contamos com o discernimento do Governo do Estado do RS e reavaliação dos termos da reforma, em prol do povo gaúcho e dos empresários.

Evandro Silva - Presidente

Publicada em: 07/12/2020, por Assessoria de Imprensa Acisa