Acisa e empresários se reúnem com deputados estaduais para apresentar demandas da classe empresarial

Reunião virtual com empresários e deputados estaduais

Um segundo encontro virtual realizado pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo reuniu o empresariado passo-fundense, desta vez, com os deputados estaduais Any Ortiz (Cidadania), Giuseppe Riesgo (Novo) e Mateus Wesp (PSDB). Na noite desta quinta-feira (11), os empreendedores apresentaram a situação vivenciada pelos setores econômicos do município e sugeriram medidas de flexibilização para a volta com segurança das atividades econômicas.

O presidente da Acisa, Cássio Roberto Gonçalves, abriu a reunião destacando que as empresas cumprem as rigorosas medidas de segurança estabelecidas e que saúde e economia precisam andar em sintonia. "Nós entendemos as restrições, mas o objetivo deste encontro é para vocês entenderem a realidade dos empresários em Passo Fundo, que estão sofrendo com esse fechamento e com a impossibilidade de trabalhar e gerar a renda das suas famílias e de seus colaboradores", relatou aos deputados.

“Temos dois restaurantes na cidade e a nossa venda de hoje foi apenas 10% do que é o nosso normal e isso não paga nem o gás”, declarou o empresário Milton Rodrigues. “Só estamos ainda na luta pelos nossos funcionários. Tenho o exemplo de uma funcionária nova que veio do setor de eventos e estava há, praticamente, um ano sem trabalhar e na sexta-feira que surgiu a conversa de que seria suspenso o sistema de cogestão foi o segundo dia de trabalho dela. Ao encerrar o expediente ela nos procurou aos prantos implorando para que nós não fechássemos durante a bandeira preta, então é por esses motivos que a gente ainda tem força para continuar” pontuou o empreendedor.

Solange Camargo, empresária do ramo de eventos sociais, está há um ano sem poder trabalhar. “Não podemos mais continuar da forma como estamos, totalmente podados de fazer o nosso trabalho. Temos tudo organizado para podermos fazer os eventos com segurança. Ou então, se não pudermos trabalhar, o governo precisa encontrar uma forma de nos subsidiar, de fazer com que a gente possa continuar vivo. Nós estamos todos numa mesma panela e não está sendo olhado de uma forma diferenciada, pois outros setores ainda conseguem trabalhar e ter o mínimo de sustento para dentro das casas, mas o nosso não está conseguindo fazer isso”, disse.

Saiba mais: Empresários apontam sugestões para flexibilização das atividades e retomada da economia em Passo Fundo

Os deputados parabenizaram a associação pela iniciativa e pontuaram as interlocuções que estão sendo feitas junto ao Governo do Estado para tentar amenizar os efeitos causados aos empresários pelas restrições. A deputada Any Ortiz disse que os parlamentares não têm poder de decisão sobre os protocolos, mas entende a situação vivenciada pelos empresários e vai pressionar o governo. “Precisamos saber conviver com o vírus enquanto as pessoas não forem vacinadas e enquanto a gente não conseguir controlar essa pandemia. Mas também temos o entendimento de que todos precisam colocar comida na mesa e comer”, afirmou a deputada. “O que a gente pode fazer é pressionar o governo, levar essas informações e insistir. O governo precisa oferecer contrapartida, não pode simplesmente pedir para que a população feche as portas. Qual o papel do estado neste combate?”, questionou.

O deputado Giuseppe Riesgo pontuou que compreende os pedidos dos empresários, pois tem atividade empresarial e conhece as dificuldades. “A assembleia tem o papel de levar as demandas até o governo para a gente buscar uma alternativa, porque não é simplesmente abrir tudo de qualquer jeito e depois ter que fechar de novo. Vai ser absolutamente insustentável. Defendo uma frente de testagem e rastreamento, para saber aonde o vírus está e de onde veio”, afirmou.

O deputado Mateus Wesp parabenizou a iniciativa da Acisa e expressou que ações como essa são importantes para fazer interlocuções com o governo. “Tivemos sugestões da bancada do PSDB e conversa com entidades e empresários para que possamos ter um nível de flexibilização, seja ter atendimento de uma pessoa por vez ou fechar em determinado horário e essas sugestões são encaminhadas ao comitê do governo do estado. Temos buscado ações concretas que podem ser tomadas e compreender os empresários que querem trabalhar”, assegurou.

Publicada em: 15/03/2021, por Assessoria de Imprensa Acisa