Diretores da Acisa se reúnem virtualmente com diretor-geral do DNIT

O encontro tratou sobre o asfaltamento da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, entre Passo Fundo e Erechim

Durante um encontro virtual na tarde desta terça-feira (29), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Santos Filho, fez uma atualização aos diretores da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo sobre o asfaltamento do trecho de 68km da BR-153 (Transbrasiliana), entre Passo Fundo e Erechim.

Segundo o diretor do DNIT, o governo federal tem conhecimento da importância da rodovia para a geração de emprego e renda da região e para o escoamento da produção e sinalizou que existe o interesse na execução do asfaltamento do trecho. “O projeto de infraestrutura está em andamento pela empresa contratada e a previsão é de que seja concluído até o final de 2022”, afirmou o general Antônio Santos Filho.

Esse é um assunto que vem sendo bastante debatido e discutido ao longo dos últimos 50 anos. "São apenas 68 km da rodovia que faltam ser pavimentados e que representam mais de 500 mil hectares de terra. Numa produtividade de soja estimada entre 60 e 65 sacas por hectare, são mais de R$ 4,5 bilhões que são transportados por essa rodovia deficitária, que acaba elevando cada vez mais o custo dos produtores e empresários", destacou o presidente da Acisa, Cássio Gonçalves.

"Isso sem considerar os fertilizantes que são necessários para o cultivo, que representam R$ 2 bilhões para cultivar essas áreas, além da questão produtiva de suínos, frangos, leite, suprimentos para essas produções. Além de que o asfaltamento desafogaria o trânsito da ERS-135 e passaria a ser mais um canal de escoamento da produção”, complementou a vice-presidente de agronegócio da Acisa, Fabiana Venzon.

Após a finalização do projeto iniciará um novo desafio que é a execução das obras, que, de acordo com o diretor do DNIT, está estimada em R$ 300 milhões. Ele pontuou que o governo federal passa por uma questão orçamentária crítica e que será necessário concentrar esforços e trabalhar em conjunto para buscar alternativas junto aos parlamentares para a falta de recursos.

A reunião foi intermediada pelo deputado federal Nereu Crispim, que esteve na Acisa em fevereiro e se comprometeu em contribuir com essa pauta. Participaram também o presidente do Corede Produção, Evandro Silva, o vice-presidente regional da Federasul (região da Produção), Marco Antônio Silva, e a vice-presidente de indústria da Acisa e presidente da Fenace, Sandra Rodriguês.

Publicada em: 30/06/2021, por Assessoria de Imprensa Acisa