Brigada Militar inaugura nova Sala de Operações

Foi realizada, na tarde da última sexta-feira, 25 de novembro, a solenidade de inauguração das novas instalações da Sala de Operações da Brigada Militar e início dos trabalhos do Projeto Guardião. A nova sala possui três ambientes e será utilizada para atender as ligações realizadas ao número de emergência, 190, e supervisionar as câmeras de videomonitoramento.

O comandante do CRPO-Planalto, Coronel Fernando Carlos Bicca explicou como era a antiga sala e comemorou a conquista das novas instalações. “Antes tínhamos duas salas separadas, onde, normalmente, as câmeras ficavam fazendo a gravação sem que ninguém observasse as imagens. Nós precisávamos trabalhar num local onde todos tivessem a visibilidade do todo, onde todos pudessem colaborar e interagir. E hoje isso se torna realidade, graças ao Projeto Guardião”, salientou o comandante.

O projeto é resultado de um trabalho realizado em conjunto entre entidades públicas e privadas de Passo Fundo, entre elas, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa). “Entendemos que a segurança pública não pode ser uma obrigação apenas dos poderes constituídos. É preciso ter a responsabilização da sociedade”, afirma o presidente da Acisa, Marco Mattos, ao destacar que o projeto é baseado na experiência de Marau, onde o Projeto Olho Vivo tem ajudado na queda dos índices de violência.

Sobre o projeto
Atualmente Passo Fundo conta com 30 câmeras de monitoramento, que foram instaladas em 2012. O projeto Guardião prevê a instalação de mais 150 novos equipamentos. As câmeras antigas migrarão para o novo sistema.

O sistema todo do Projeto Guardião, que inclui as câmeras, cabos de fibra ótica e monitores, está avaliado em R$ 2,5 milhões e necessita de contribuições da comunidade para evoluir para as próximas etapas. Até o momento a iniciativa contou com o apoio da Acisa, Consepro, CDL, OAB, Sincogêneros, Sinduscon, Sindilojas, Sindicontábil, Sindicato Rural, Prefeitura de Passo Fundo, Câmara de Vereadores, Justiça Estadual, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho.

As câmeras, instaladas em locais estratégicos da cidade, funcionarão 24h. Serão 150 câmeras fixas e 18 com um sistema que captura a placa de cada veículo que passa pelo local. Automaticamente, confere a situação do veículo junto ao Detran, emitindo alertas aos operadores. O mesmo sistema permite aos policiais realizarem pesquisas específicas. Além de contribuir para que a BM tenha maior êxito nos flagrantes, o projeto também auxiliará a Polícia Civil nas investigações.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 30/11/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa