Comissão pró-aeroporto se reúne com secretário dos Transportes

A comissão formada para tratar sobre a obra do aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo esteve reunida, na tarde desta quinta-feira, 31 de agosto, com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. O grupo cobrou agilidade em documento que está sendo elaborado pelo governo do Estado para firmar o termo de compromisso do governo federal com governo estadual para a abertura da licitação da obra.

A Comissão foi informada por Westphalen que o documento será enviado, ainda nesta sexta-feira (01), à secretaria de Aviação Civil para que o Termo de Compromisso seja formalizado e agilizado o processo de licitação. “Tivemos que formalizar três declarações, uma de capacidade técnica para realizar a licitação, a contrapartida de 3% do valor da obra e o compromisso do governo estadual de arcar com valores caso exceda o orçamento R$ 45,5 milhões” explicou Westphalen.

O vice-presidente da Acisa, Marco Mattos, reiterou a importância da documentação. “O que está segurando o fluxo das obras é um único documento, que deve ser gerado pela secretaria do estado do Rio Grande do Sul, de cunho exclusivamente técnico, e após isso sai a autorização da ANAC para o edital”, explicou Matos. Na oportunidade, foi entregue uma Carta Aberta ao governo estadual reforçando a necessidade e agilidade na ampliação do aeroporto Lauro Kortz.

Capitaneados pelo vice-prefeito João Pedro (PMDB) e o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), a reunião contou com a presença de entidades como Acisa, CDL, Sindicato Rural, Sinduscon, Sindilojas, Imed, UPF e pelos vereadores Paulo Neckler (PMDB), Eloí Costa (PMDB) e o vereador Alex Necker (PCdoB). Também dos deputados federal Alceu Moreira (PMDB) e estaduais Gilberto Capoani (PMDB) e Gilmar Sossella (PDT).

União de esforços

A prefeitura de Passo Fundo em conjunto com o gabinete do deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), articularam em reunião com entidades locais e Câmara de Vereadores, unir esforços conjuntos e ações efetivas para agilizar a licitação do aeroporto Lauro Kortz. Com a comissão oficial formada, ficaram responsáveis pela pauta junto ao governo do Estado os deputados estaduais Juliano Roso e Gilberto Capoani e, junto ao governo federal, o deputado federal Alceu Moreira.

Sobre o projeto

O projeto de ampliação prevê um novo terminal de passageiros com área de 2 mil m², a implantação de uma Seção Contra Incêndios (SCI) com área de 290 m² e ainda um edifício garagem de 245 m². Também está prevista a ampliação das cabeceiras da pista de pousos e decolagens. O governo federal garantiu a liberação de R$ 45,5 milhões para a reforma do aeroporto.

Publicada em: 01/09/2017