Mateus Bandeira fala sobre crise e oportunidades em reunião-almoço da Acisa

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo promoveu, nesta terça-feira (19), reunião-almoço, na sede da entidade, com Mateus Bandeira, que apresentou a empresários, lideranças e imprensa um panorama da atual situação política e econômica do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul. O palestrante, que trabalhou como CEO da Falconi Consultores, presidiu o Banrisul e atuou como secretário de Planejamento do RS, ainda compartilhou a sua visão sobre uma possível saída para a crise.

Para Mateus, o primeiro passo para resolver um problema é entendê-lo. “É necessário definir o problema e encará-lo com coragem”, pontuou. “O Brasil já enfrentou uma crise como essa há 25 anos com um problema muito mais complexo, que foi a época em que encaramos o fantasma da inflação e agora temos um problema que, no ponto de vista de complexidade, é muito mais simples de resolver, mas de custo político muito maior, que é exatamente fazer reformas que são a causa, raiz, origem do problema fiscal que nos trazem consequências desastrosas para toda economia” destacou.

Conforme colocou, é preciso enfrentar o problema da previdência, em especial do setor público que, segundo ele, tem muito mais injustiças. “O governo precisa enfrentar o conjunto de privilégios do setor público, das corporações públicas, que se apropriaram do orçamento público e cada vez mais resta menos recursos. Apesar do RS e o Brasil manterem uma carga tributária elevadíssima, sobra muito pouco pra devolver em forma de serviço pras pessoas. Está na hora do governo começar a encarar esses problemas e desenhar soluções pra isso. Do contrário, a gente não sai da crise”, afirmou Mateus.

Sobre o Rio Grande do Sul, Mateus classificou a crise, que se arrasta por quase cinco décadas, como colapso. “A crise fiscal do RS agora transborda para a economia e gera todas as dificuldades que a gente percebe no dia a dia, como desemprego, retração de investimentos, queda da receita e dificuldades do governo de honrar, inclusive, o pagamento de seus servidores”.

Do ponto de vista dele, é necessário discutir uma forma de criar um ambiente de negócios mais favorável a investimentos privados e como construir um Estado menor, que onere menos pessoas, traga mais liberdade pra iniciativa privada e fomente o empreendedorismo, a fim de retomar o investimento e melhorar o desempenho da atividade econômica, gerando emprego e renda pras pessoas. “É o empreendedor que gera oportunidade de emprego e renda e não o Estado, então seria uma combinação das duas coisas, como pensar num estado menor e mais eficiente, focado naquilo que é uma função dele, e como a gente cria sinais que possibilitem assegurar solvência das contas públicas a longo prazo e um ambiente econômico mais favorável e propicio pro rendimento econômico”, declarou.

Segundo Mateus Bandeira, 2018 será um ano de oportunidades para todos, de começar a promover uma mudança e encontrar o caminho pro rumo do desenvolvimento do Estado do RS. "Vocês que são lideranças, tem o dever moral de levar a informação, de mobilizar outras pessoas sobre a necessidade de produzir reformas que o Estado e o Brasil precisam, de cobrar, de quem eventualmente for candidato, um compromisso programático da solução desses problemas", destacou.

O presidente da Acisa, Lamar Sakis, reiterou o compromisso da entidade em defender os interesses da classe empresarial. "Esse tema que o Mateus trouxe cai muito bem no dia a dia que estamos vivendo, onde se envolve as questões econômicas e políticas e uma série de atividades que os empresários querem fazer e muitas vezes ficam em dúvida se fazem ou não, principalmente, no que está se vendo no lado político. Então foi muito importante ouvir o ponto de vista dele", afirmou.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 19/09/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa