Acisa realiza confraternização e apresenta relatório de atividades de 2017

Atividade teve a presença de associados, lideranças e profissionais da imprensa

A apresentação das atividades realizadas durante o ano foi feita pelo presidente interino da Acisa, Evandro Silva (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Na noite desta quarta-feira (13), diretores e colaboradores da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo receberam associados, lideranças e profissionais da imprensa para o coquetel de confraternização de final de ano da entidade. Durante o encontro, foi apresentado o relatório das atividades realizadas em 2017.

A apresentação foi feita pelo presidente interino da Acisa, Evandro Silva. “Além de confraternizar, entendemos que era momento de expor algumas ações que a entidade realizou esse ano e outras que estão entrando em 2018”, disse. “Quando esse grupo assumiu a gestão da Acisa, no início do ano, tínhamos o objetivo de fazer alguns ajustes nas ações que iríamos desenvolver. Para isso acontecer, precisamos nos basear pela espinha dorsal da entidade, que é nossa missão em ser referência para os setores produtivos da economia e a visão de que até 2022 sejamos uma entidade de referência regional, pois cada vez mais entendemos que as ações precisam ser buscadas em conjunto”, afirma.

Eventos e atividades

Entre os eventos promovidos ao longo do ano esteve o Café com Negócios, em parceria com o Sebrae RS. Foram oito edições abordando assuntos importantes de interesse dos empresários e que, no total, reuniram mais de 400 pessoas. As seis reuniões-almoço realizadas trouxeram temas pontuais como reforma da previdência, transformação digital, desenvolvimento da cidade, do estado e país, entre outros assuntos. Com o objetivo de aproximar a Acisa das empresas, foram feitas duas visitas técnicas, em que os diretores da entidade acompanharam por algumas horas a rotina de trabalho dos colaboradores da JBS, unidade de Passo Fundo, e do UPF Parque. Ainda, teve a primeira edição da Feijoada da Acisa, evento festivo que buscou promover uma integração entre a entidade, empresários e lideranças.

As feiras, mais uma vez, fizeram parte da programação de eventos da Acisa. Em junho, a Feira do Imóvel de Passo Fundo e Feirão Caixa da Casa Própria, em parceria com a Caixa Econômica Federal, teve mais de 6 mil visitantes e ultrapassou R$ 59 milhões em negócios fechados e prospectados. No mês passado, a Expoacisa reuniu cerca de 60 expositores de Passo Fundo e mais nove cidades. Foram mais de 25 mil pessoas que visitaram a feira e conferiram a exposição e a programação paralela, que contou com reuniões de negócios, debates, workshop e desfile de moda.

Ações conjuntas

Periodicamente, os diretores da Acisa se reúnem com as forças policiais da cidade com o objetivo de estreitar relações entre a entidade e os órgãos públicos. “Desenvolvemos durante o ano algumas reuniões com os agentes que trabalham diariamente na segurança pública, como Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, entre outros. Nesses encontros são levantados os problemas em comum que a cidade passa e de que forma a Acisa pode atuar nisso”, salienta Evandro. Outra parceria que a Acisa mantém é com entidades do município e cidades da região, que visa fazer um trabalho em conjunto em busca de melhorias de infraestrutura em prol do aeroporto e rodovias, e desenvolvimento dos empresários, por meio de debates e encontros.

A partir desses encontros, os diretores da Acisa decidiram conhecer o modelo do sistema de videomonitoramento instalado em Marau, que tem auxiliado a polícia e diminuído os índices de criminalidade do município, e tiveram a iniciativa de implantar o mesmo sistema em Passo Fundo. Para isso, a entidade buscou o apoio dos poderes executivo, legislativo, judiciário e das entidades locais. O diretor de Transporte e Logística da Acisa, José Luís Turmina, fez uma explanação do projeto. “Até o momento já reformamos a sala de operações da BM, onde unificamos o atendimento 190, rádio operador e videomonitoramento, completamos a instalação de 22 monitores, adquirimos a nova central telefônica digital com gravação das ligações recebidas e agora aguardamos os recursos para a instalação de mais câmeras”, pontuou.

Também liderada pela Acisa, a criação da Associação Pró-cluster da Saúde visa fortalecer e promover a área da saúde do município, através da inovação, da qualificação e da modernização das empresas e organizações do setor. A iniciativa conta com a participação da Acisa e mais oito instituições de saúde da cidade.

Serviços oferecidos

Ao longo do ano a entidade ganhou novos serviços e reestruturou outros, como é o caso da  Acisa Talentos, setor de recursos humanos da Acisa, que teve reforço em 2017 e agora conta com a parceria dos cursos de psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e IMED. "Trata-se de um serviço gratuito aos associados que visa auxiliar na contratação de novos colaboradores e oferecer vagas de emprego para quem está em busca de oportunidade de trabalho", explica o presidente em exercício da Acisa. Atualmente, são mais de 200 currículos cadastrados no banco de dados e cerca de 15 vagas de emprego disponíveis. O Programa Empreender começou a ser oferecido esse ano aos micro e pequenos empresários que buscam desenvolver e fortalecer suas empresas. Os trabalhos estão em fase inicial e, por enquanto, serão desenvolvidos dois núcleos, o da mulher empreendedora e do jovem empresário. Para 2018, a entidade está organizando uma programação de cursos e palestras, que se chamará Acisa Qualifica. Inicialmente serão abordados temas das áreas administrativa, de empreendedorismo, comunicação e marketing e liderança.

Publicada em: 14/12/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa