Passo Fundo sobe para a sexta posição no PIB

Passo Fundo sobe para a sexta posição no PIB

Os dados são relativos ao ano de 2015 e apresentam os 10 melhores no RS

Passo Fundo voltou a crescer e subir no ranking das cidades gaúchas com melhor Produto Interno Bruto (PIB). Segundo dados apresentados pela Fundação de Economia e Estatísticas (FEE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município ficou com a 6ª posição entre as economias do Rio Grande do Sul, permanecendo entre as 10 maiores do estado. O valor total do PIB alcançou os R$7,8 bilhões. Os dados são relativos ao ano de 2015.

Indústria e serviços são as atividades mais importantes para os municípios com maior PIB, de acordo com as entidades. O município com maior PIB no RS foi Porto Alegre (R$ 68,1 bilhões), seguido por Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande. Esses municípios juntos representaram 42% do PIB total do RS.

Para o secretário de Desenvolvimento, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o crescimento e melhora no ranking estadual podem ser atribuídos à diversidade da matriz econômica do município e aos setores de serviços e comércio. “Esses setores são bastante representativos e importantes como polo regional que somos, mesmo em momentos críticos”, avalia. O secretário destaca ainda que foi esse o motivo da economia ter se mantido aquecida em Passo Fundo, mesmo no momento da maior crise econômica vivida nos últimos tempos.

Além disso, na contramão do resultado geral do estado, em que os municípios com base industrial foram os que tiveram os maiores impactos negativos, em Passo Fundo até mesmo este setor conseguiu se expandir, contribuindo ainda para o resultado positivo.

Fonte: Prefeitura de Passo Fundo

Foto: Divulgação

Publicada em: 15/12/2017