Empresário Evandro Martins compartilha trajetória de vida na 1ª edição do Minha História

Lideranças, associados e demais empreendedores acompanharam o evento promovido pela Acisa

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo realizou, na noite desta quinta-feira (26), a primeira edição do Minha História. O evento teve como convidado o empresário Evandro Martins, diretor-geral e fundador do Fertisystem Group, que engloba as empresas Fertisystem By Agromac, Martins Agropecuária e Cabanha Melhores da Terra. O empreendedor compartilhou sua história de vida com os associados da entidade, lideranças do municípios e demais empresários que acompanharam o evento, no auditório da Acisa.

Filho de produtor rural, começou a trabalhar desde muito cedo, conforme contou. Em 2002 fundou a Agromac Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas, que hoje é reconhecida nacionalmente e também fora do país. “Nós construímos um ideal de vida trabalhando de forma diferente e construindo em cima da tecnologia e da pesquisa, mas, mais do que tudo, construindo soluções, que é o que o Brasil precisa”, afirmou Evandro, ao salientar. “Somos um case muito raro de inovação que integra bastante a questão do processo de plantio, de prontabilidade, de todo o fator gerador de riqueza do país que é o agronegócio. Então, nós podemos ser considerados uma alavanca desse sucesso do país, pois trabalhamos realmente no efeito multiplicador ou gerador da renda que é o processo de plantio. Ali passa todo o sistema, toda a tecnologia, toda a formação da lavoura e o sucesso é o resultado do país no agronegócio”, complementa o empresário.

Entre os produtos que sustentam a empresa está o dosador de precisão que realiza o posicionamento preciso e uniforme do fertilizante e das sementes no solo. No Núcleo Tecnológico FertiSystem (NTF), são feitas pesquisas e desenvolvidos produtos em laboratório de protótipos e em campos experimentais utilizando um conceito de trabalho que busca integrar indústrias de máquinas e equipamentos de plantio e fertilização do solo, indústrias de fertilizantes e de sementes, produtores rurais e entidades de pesquisas para atingir o compromisso de sustentabilidade ambiental. “A gente trabalha muito focado na agricultura digital, que engloba a agricultura de precisão, a automação do processo e a geração de dados”, destaca.

Com uma visão empreendedora, focada na inovação e sustentabilidade, Evandro disse que o lucro é o resultado das coisas bem feitas e que não há preço que pague a satisfação pessoal. “Se você está satisfeito com o que está fazendo, como resultado disso vem a questão financeira, mas a realização pessoal e o fato da gente ter chegado em outros países, de você poder mudar uma realidade gerando alimentos para a humanidade e trabalhando a questão de conservação e manejo de solo, para nós, é impagável”, comentou. Como resultado do trabalho, a empresa já foi reconhecida por meio de prêmios como o Vencedores do Agronegócio, da Federasul, prêmio Distinção Indústria, da Fiergs/Ciergs, prêmio Gerdau Melhores da Terra, da Expointer, entre outros.

O empresário Evandro Martins fez questão de destacar a importância do trabalho das pessoas, mesmo num mundo tão tecnológico. “A gente constrói pessoas da mesma forma que trabalha construção de tecnologia. Em nossa empresa admitimos primeiro o caráter e depois formamos a pessoa. Então, o profissional vem depois do seu ser, da sua forma de entender os valores da empresa, a essência do valor, da gente pensar de forma familiar, de respeito, de um receber o bastão do outro na sucessão e, nessa busca da perpetuação, as pessoas que chegam entendem isso, pois é bem enfatizado na empresa”, pontuou.

O empreendedor disse ser uma pessoa otimista e que a felicidade está em fazer a diferença. “Se a gente não for otimista nesse país, infelizmente, nós já tínhamos desistido de muita coisa, mas a gente acredita muito na vida, nas pessoas e em Deus”, destacou, ao falar aonde deseja chegar. “O limite da gente é quando Deus quer e nós estamos aqui para fazer a diferença na vida das pessoas, então o sucesso, a felicidade é quando você consegue realmente fazer isso de forma positiva”, finalizou.

Sobre o Minha História

O presidente da Acisa, Evandro Silva, destaca a proposta do evento Minha História, desenvolvido pela entidade. "O objetivo desse novo formato de evento é mostrar a trajetória de pessoas que, através de suas empresas, inspiram e transformam o meio empresarial, trazendo desenvolvimento e crescimento para nosso município".

Fotos: Seven Design

Publicada em: 27/04/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa