Café com Negócios aborda técnicas para empresários desenvolverem funil de vendas

Mais de 60 empreendedores acompanharam a palestra promovida pela Acisa Passo Fundo e Sebrae RS

O palestrante apresentou ferramentas e informações que visam auxiliar os empresários de diversas áreas a impulsionar os negócios na era digital (Foto: Caroline Lima/AI Acisa)

“Vocês perceberam que a área de vendas mudou nos últimos dez anos muito mais do que nas últimas dez décadas?”. Esse foi um dos questionamentos feitos pelo especialista em marketing e mestre em gestão e negócios, Fabricio Magayevski, palestrante da primeira edição de 2018 do Café com Negócios, promovido pela Acisa Passo Fundo e Sebrae RS, nesta quarta-feira (16). Mais de 60 empresários acompanharam a palestra sobre o tema “como utilizar o funil de vendas para acelerar negócios”, realizada no auditório da Acisa.

O palestrante apresentou ferramentas e informações que visam auxiliar os empresários de diversas áreas a impulsionar os negócios na era digital. O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é um modelo estratégico que consiste em acompanhar o cliente desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação do negócio. Conforme explicou Fabricio, o funil de vendas é dividido em prospecção, proposta, negociação e fechamento. “A ideia é, em cima disso, trabalhar as estratégias de nutrição desse funil. Geralmente, é preciso ter, no mínimo, dez estratégias diferentes para nutrir prospecção e atrair clientes”, destacou.

Segundo ele, hoje em dia, toda empresa precisa estar na internet e oferecer conteúdos que atraiam clientes. “Cada empresa deve trabalhar o marketing como forma de atração e usar a tecnologia para acelerar todos os pontos de contato que tem”, afirmou Fabrício. “Um site é um ambiente institucional que vocês conseguem controlar. Se permitam colocar conteúdo de qualidade dentro dele. As pessoas querem consumir benefícios e não produtos técnicos e soluções chatas, então, ofereça algum conteúdo útil, ao invés de sair vendendo, apenas”, pontuou o especialista em marketing.

Outro ponto abordado por ele foi que cada empreendedor precisa pensar o público-alvo da empresa, as personas – que são a representação do cliente ideal, de forma humanizada e personalizada - e o nicho de mercado mais condizentes com o negócio.  Segundo ele, marketing sempre vai trabalhar desejo ou necessidade dos clientes. “Cada empresa deve avaliar qual a forma ideal e ouvir a necessidade do cliente para buscar melhorar”, afirmou Fabricio, ao salientar que marketing é número, dado e estatística e que as ferramentas digitais permitem fazer testes e avaliar qual o melhor mercado e campanha a utilizar.

Café com Negócios

O Café com Negócios é um encontro gratuito promovido pela Acisa e Sebrae, que busca oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empreendedores, abordando assuntos de interesse da classe empresarial.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 16/05/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa