Representantes da área da saúde fundam associação

Entidade busca fomentar as ações do Cluster de Tecnologias para a Saúde

Foi fundada nesta terça-feira, 19 de janeiro, a Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo. A entidade funcionará junto à sede da Acisa e tem como objetivo fomentar as ações do Cluster de Tecnologias para a Saúde, conforme explica Clarissa Rodrigues, diretora da Acisa. “A associação é composta por representantes de empresas, hospitais e instituições de ensino superior que estão ligadas à área da saúde e busca mobilizá-los para fortalecer a competitividade do cluster da saúde”, afirma.

O município de Passo Fundo está entre as cidades gaúchas que assinaram o protocolo de intenções para o desenvolvimento de um cluster de tecnologias para a saúde, em agosto de 2015. O projeto consiste no município receber investimentos de empresas alemãs com foco na área da saúde, setor em que a cidade se destaca.

Para o presidente da Acisa, Marco Mattos, a fundação da associação é uma conquista muito importante não apenas para a entidade, que mostrou a sua liderança, mas também porque garante o crescimento do setor da saúde. “Esse é um passo forte para a área da saúde de Passo Fundo,  um setor que precisava apenas deste passo de inclusão de todos os atores dentro de um mesmo cenário que possibilita caminhar de forma coletiva, firme e integrada para o progresso ainda maior. Em Passo Fundo o Cluster terá vida própria, independentemente do recebimento de investimentos de empresas da Alemanha ou de outros países, mas que serão todos bem-vindos”.

Ele também faz um agradecimento ao poder público municipal. “É preciso fazer  um registro de reconhecimento ao prefeito Luciano Azevedo e aos  secretários municipais Luiz Artur Rosa Filho (Saúde) e Carlos Eduardo Lopes da Silva (Desenvolvimento Econômico), que lideraram o movimento para que hoje se viabilize a Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo”, ressalta.

Durante a fundação da entidade foi constituído o Conselho Diretor com nove participantes e o Conselho Fiscal com três membros titulares e três suplentes. O diretor executivo e o diretor financeiro da associação serão escolhidos entre os seus pares em reunião própria que será convocada pela Acisa, segundo deliberou a assembleia de fundação da entidade.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 20/01/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa