Projeto Guardião é apresentado oficialmente à comunidade

O sistema de videomonitoramento prevê a instalação de 150 câmeras em Passo Fundo

O vice-presidente de Logística da Acisa e coordenador do Projeto Guardião, José Luís Turmina, fez a apresentação do projeto (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Foi apresentando oficialmente, nesta terça-feira, 22 de novembro, o Projeto Guardião, que consiste em um sistema de videomonitoramento de alta tecnologia, que visa reforçar a segurança da cidade e garantir mais qualidade de vida à população. Junto com o projeto, também foi apresentada a nova Sala de Operações da Brigada Militar, que será inaugurada nesta sexta-feira (25). A solenidade aconteceu em dois momentos. Durante a manhã, para autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e segurança pública, e à tarde, para lideranças empresariais e imprensa.

O projeto é resultado de um trabalho realizado em conjunto entre entidades públicas e privadas de Passo Fundo, entre elas, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa). “Entendemos que a segurança pública não pode ser uma obrigação apenas dos poderes constituídos. É preciso ter a responsabilização da sociedade”, afirma o presidente da Acisa, Marco Mattos, ao salientar que o projeto é baseado na experiência de Marau, onde o Projeto Olho Vivo tem ajudado na queda dos índices de violência.

Atualmente Passo Fundo conta com 30 câmeras de monitoramento, que foram instaladas em 2012. O projeto Guardião prevê a instalação de mais 150 novos equipamentos. As câmeras antigas migrarão para o novo sistema. “Para nós esse projeto é algo inovador, onde reunimos as câmeras já existentes em um novo sistema. Aliamos a tecnologia já existente no mercado, com possibilidade de expansão”, destaca o comandante do CRPO-Planalto, Coronel Fernando Carlos Bicca.

Busca por recursos

O sistema todo do Projeto Guardião, que inclui as câmeras, cabos de fibra ótica e monitores, está avaliado em R$ 2,5 milhões e necessita de contribuições da comunidade para se tornar realidade. De acordo com o empresário, vice-presidente de Logística da Acisa e coordenador do Projeto Guardião, José Luís Turmina, o projeto terá o tamanho que a comunidade quiser. “Queremos sensibilizar os empresários, as lideranças e toda a comunidade para que abracem essa causa e nos ajudem a fazer com que o projeto evolua. Já tivemos o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, assim como da Acisa, CDL, Sindicato Rural e Ministério Público do Trabalho, que foram os primeiros a contribuir”, ressalta, ao destacar que “o Guardião é um projeto inovador e só trará benefícios à comunidade”.

Sala de Operações

As câmeras de videomonitoramento ficarão sob a responsabilidade do 3º RPMon, que passa a contar com uma nova Sala de Operações. O espaço entra em funcionamento nesta sexta-feira e também será usado para atender as ligações realizadas ao número de emergência, 190.

Sobre o projeto

As câmeras, instaladas em locais estratégicos da cidade, funcionarão 24h. Serão 150 câmeras fixas e 18 com um sistema que captura a placa de cada veículo que passa pelo local. Automaticamente, confere a situação do veículo junto ao Detran, emitindo alertas aos operadores. O mesmo sistema permite aos policiais realizarem pesquisas específicas. “Eu descrevo na pesquisa uma pessoa de camiseta vermelha, das 8h às 9h15min, em determinado endereço. O sistema apresenta todos que passaram pelo local, com roupa vermelha, dentro do período desejado”, explica o subcomandante do 3º RPMon, Major Paulo César Carvalho. Além de contribuir para que a BM tenha maior êxito nos flagrantes, o projeto também auxiliará a Polícia Civil nas investigações.

Olho Vivo

O projeto Guardião foi baseado no sistema implantado em Marau em fevereiro de 2015, denominado Projeto Olho Vivo. Desde o ano passado, a diretoria da Acisa tem feito visitas técnicas para conhecer melhor o sistema. Lá, já são 107 câmeras fixas e duas instaladas em viaturas da BM. O presidente da Associação Comercial, Industrial. Serviços e Agropecuária de Marau (Acim), Antônio Oneda, salienta que na cidade o projeto também surgiu por iniciativa da comunidade e vem auxiliando na redução dos índices de criminalidade. O delegado de Marau, Norberto dos Santos Rodrigues participou da reunião e garantiu que as câmeras já auxiliaram na investigação de diversos crimes e também têm ajudado a burlar a falta de efetivos.

Publicada em: 23/11/16, por Assessoria de Imprensa Acisa