História

Promover ações que defendam o desenvolvimento econômico e social da classe empresarial, buscando proporcionar às empresas melhores condições para que ampliem a sua produção, está entre as prioridades da Acisa Passo Fundo.

A entidade atua há 103 anos no município e engloba os quatro setores produtivos que colocam a Capital do Planalto Médio no mapa das principais cidades do Sul do país.
  • 1921

Fundação

A associação foi fundada em 25 de janeiro de 1921 e teve como primeiro presidente, Gabriel Bastos. Em sua primeira reunião, foi deliberada a participação de uma comitiva local em um congresso em Santa Maria, que tinha o objetivo de estudar meios para facilitar a atividade comercial e industrial.

• 1922

Ações

• 1988

União das entidades

A nomenclatura Acisa surgiu em março de 1988 da união de três entidades: Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Passo Fundo (Cicasp), Centro das Indústrias da Região do Planalto (Cirp) e Associação Comercial de Passo Fundo. A Acisa teve sua nova sede inaugurada no edifício Palácio do Comércio, no centro de Passo Fundo.

• 1990

1ª edição da Efrica

Realização da 1ª edição da Efrica, feira multissetorial, que acontecia anualmente no Parque Wolmar Salton.

• 2006

1ª edição da Expoacisa

Realização da 1ª edição da Expoacisa. A feira começou com a participação de 30 empresas e foi realizada na sede da entidade.

Histórico de Conquistas

Em janeiro de 1921 a Associação Comercial, em sua primeira reunião, deliberou pela participação de uma comitiva local em um congresso em Santa Maria, que tinha o objetivo de estudar meios para facilitar a atividade comercial e industrial. Ações como a reivindicação ao Presidente da Província, solicitando uma revisão nas tarifas ferroviárias e protestos pelas elevadas taxas de tributos, incidentes sobre as atividades comerciais e industriais já eram realizadas no início das atividades da entidade.
A ampliação do horário de funcionamento do comércio, a instalação de telefones automáticos, cotas maiores de gasolina para o município, ampliação do fornecimento de energia elétrica – construção das barragens Capingui e Ernestina, também constaram na pauta de reivindicações da Acisa. Conquistas como a de uma agência do Banco do Brasil, da sede dos Correios, a criação do Corpo de Bombeiros, das escolas do Senac e Senai, bem como a conquista de uma ampla e moderna unidade SEST/SENAT, em 2007, contaram com a mobilização da Acisa.
O apoio a eventos como a Exposição Agrondustrial do Primeiro Centenário de Passo Fundo, a cooperação e correalização da Fenafrango, Efrica e Deleite, são algumas formas que a associação encontrou para divulgar as empresas e a produção local.
A conquista mais recente é da assinatura do termo de compromisso para obras do aeroporto Lauro Kortz, assinado em dezembro de 2017. Com isso, o governo federal transfere a responsabilidade para que os recursos para a ampliação do aeroporto possam ser manejados pelo governo estadual, através da Secretaria dos Transportes.