Acisa se reúne com representantes do Conselho da Comunidade

Os diretores da Acisa estiveram reunidos nesta terça-feira, 15 de março, com representantes do Conselho da Comunidade de Passo Fundo. O presidente do Conselho e membro da Pastoral Carcerária, Vinicius Francisco Toazza, a advogada da Susepe e membro do Conselho, Paula Renata Ceratti, e o promotor Marcelo Pires, da Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo, e a Dra. Ana Cristina Frighetto Crossi, Juíza da Vara de Execução Penal de Passo Fundo apresentaram os serviços realizados pelo Conselho e solicitaram o apoio institucional da Acisa para o desempenho dos trabalhos.

De acordo com Vinicius Francisco Toazza, o foco do Conselho este ano é a realização do projeto de acompanhamento ao egresso do regime semiaberto, que consiste em entrevistar os detentos e reconhecer as necessidades que cada um tem para a sua reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. Segundo ele, o objetivo é fazer um convênio com as empresas para que seja criado um banco de vagas de trabalho. “A partir disso será feito contato com as empresas conveniadas para encaminhar o egresso para entrevistas de emprego. A ideia é contribuir para a ressocialização do egresso e reduzir os números de reincidência no crime”, explica.

O presidente do Conselho da Comunidade também apresentou os trabalhos que foram feitos desde o início do exercício da atual gestão, em 2014. Ele destacou que no mês passado foi inaugurada a sala do Conselho da Comunidade no Instituto Penal de Passo Fundo que será usada para fazer o atendimento aos detentos.

Segundo ele, uma unidade básica de saúde prisional está sendo construída e deverá atender detentos dos regimes fechado e semiaberto. Atualmente, os que necessitam de atendimento precisam ser conduzidos até unidades de saúde do município, onde são atendidos junto ao restante da comunidade. Outra obra que está em andamento é a construção de um pavilhão, que receberá salas onde os detentos do regime semiaberto irão trabalhar. Entre os serviços que serão realizados por eles está um projeto de reciclagem que consiste na fabricação de vassouras com garrafas pet. As obras são custeadas com verbas das comarcas de Passo Fundo e de Marau, considerando que um terço dos detentos do presídio atualmente vem daquele município, conforme disse Toazza.

Conforme o promotor Marcelo Pires, o trabalho manual de todas as obras é feito pelos apenados. “A ideia é que os detentos tenham uma atividade produtiva e que irá auxiliar no processo de ressocialização deles no mercado de trabalho”, ressalta. A Juíza Ana Cristina pontuou que o apoio da Acisa é muito importante, pois a entidade é uma grande força para o município.

O presidente da Acisa, Marco Mattos, cumprimentou os membros do Conselho pelo ato voluntário de se preocupar com os apenados, bem como com o retorno deles à sociedade. Ele garantiu que a Acisa dará o apoio institucional necessário para contribuir com o trabalho que está sendo feito. “A Acisa, de forma institucional, quer participar de todo o processo de divulgação desse trabalho e, principalmente, proporcionar ações de conscientização da comunidade empresarial para oferecer uma oportunidade de ressocialização não apenas ao mercado de trabalho, mas, também, à comunidade. Teremos imenso prazer de participar desse processo”, afirma Mattos.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 13/03/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa