Passo Fundo é considerado o terceiro polo de medicina de alta complexidade do Sul do Brasil, sendo a saúde um dos pilares econômicos da cidade, que ainda tem na área de serviços e educação os outros 2 eixos. A cidade que é a 7° economia do estado possui 6 hospitais, 3 cursos de medicina e absorve mensalmente a demanda por serviços de 1 milhão de pessoas do entorno. Neste contexto está inserido o Hospital da Cidade, fundado há 104 anos e que passa por um processo de transformação. Atualmente oferece residência em 14 áreas da medicina e recebe consultoria especializada do Hospital Sírio Libanês para qualificar o atendimento de emergência. Está expandindo sua área física e modernizando instalações.
Com perfil empreendedor, a IMED, aliada ao HC, reformou uma área interna do hospital e estruturou o Hospital Escola IMED HC. O espaço foi qualificado e preparado para servir como suporte para o ensino da Medicina e outras áreas da saúde. A IMED, com 14 anos de mercado, possui o quinto melhor curso de medicina do RS, segundo o Ranking Universitário Folha e agora oferece a mais qualificada estrutura para os acadêmicos, situada dentro de um hospital. "Esta estrutura é inovadora e proporciona conforto e mais qualidade para o desenvolvimento dos acadêmicos da IMED. Nosso perfil é empreendedor e oferecer o espaço vai garantir que as habilidades que são características dos egressos da instituição possam ser desenvolvidas a pleno", comenta o diretor geral da IMED, Eduardo Capellari.
A reforma de uma área de 800m², disponibilizou salas de aula, sala de professores, sala de reuniões, área de convivência e descanso e vestiários e teve um investimento inicial superior a R$ 1,5 milhão, dentro de uma parceria que vai injetar mais de R$ 60 milhões durante o período do convênio firmado entre as instituições.
Além dos acadêmicos de medicina, os de odontologia também já utilizam o espaço e num período de 2 anos, novos cursos também deverão aproveitar a estrutura. Para o coordenador do curso de Medicina, Luiz Arthur Rosa Filho, o espaço qualifica a prestação de serviço do Hospital Escola, intensificando seu papel tecnológico e assistencial para fortalecer o curso de Medicina da IMED. "Na medida em que nós contamos com uma instituição centenária e com muita capacidade de oferta educacional na saúde, este local será um grande berçário de jovens médicos formados com um perfil diferenciado, inovadores, empreendedores e com visão social otimizada. Com a estrutura atual, nós conseguimos que praticamente a metade do curso ocorra nas dependências do Hospital Escola. Nosso sétimo e oitavo semestres terão 100% das aulas teóricas naquele espaço, dando conforto e praticidade tanto para os alunos quanto para os professores", explica.
Medicina na IMED
O estudante de Medicina da IMED possui, além da estrutura do Hospital Escola, ofertas exclusivas, como cursar disciplinas de Liderança e Comportamento, Empreendedorismo e Inteligência Artificial. "Recentemente incluímos partes de disciplinas exclusivamente em Inglês dividindo a turma em dois níveis e discutindo artigos científicos com aulas 100% em língua estrangeira, além de iniciarmos uma disciplina de Gestão de Carreiras que poucos cursos no Brasil promovem. Tudo isso, sem descuidar da formação humana com Relação Médico-Paciente e Bioética, tão necessária para estes tempos, inserindo-as junto às disciplinas tradicionais técnicas", comenta o coordenador.
O professor Luiz Artur explica também que os alunos treinam em simuladores do corpo humano, as disciplinas Clínicas e de Cirurgia. Agora passam a fazer uso de simuladores realísticos também infantis. "Estamos nos preparando para reformar o currículo, integrando a novas demandas sociais e perfis médicos".
O curso de medicina da IMED iniciou com o apoio do Hospital da Cidade. Temos o compromisso de oportunizar aos alunos dos cursos de saúde da instituição, especialmente a Medicina um excelente ambiente de prática para contribuir estrategicamente para o posicionamento dos mesmos" explica o diretor geral da IMED, professor Eduardo Capellari.
Inauguração
A IMED e o Hospital da Cidade inauguraram nessa quinta-feira (18) o espaço com caráter interdisciplinar que será utilizado por todos os cursos da área da saúde. Participaram representantes das Instituições, autoridades e imprensa.
Para o estudante Bruno Missio Gregol o novo espaço contribui com o aprendizado. "É aqui, dentro do hospital, que a gente absorve a maior parte do conhecimento que iremos utilizar na nossa prática. Na medicina se aprende fazendo e tendo um espaço como esse à nossa disposição vai nos ajudar muito na relação que precisamos construir também com os pacientes" enfatiza o estudante.
Publicada em: 19/10/2018